ANÁLISE SINTÉTICA DO "PAI NOSSO"


Diz o Evangelho que o "Pai Nosso" é a oração que Jesus ensinou. Outras tantas Tradições dizem que o "Pai Nosso" é muito mais que uma oração cristã, porque é cabalística, Universal, com certeza. Cada palavra sua tem um peso, uma cor, muitas vibrações e, portanto, muitas Luzes, uma dimensão que se estende para Além do Além. Assim cabe-me apenas analisá-lo à luz da minha lógica e da minha sensibilidade, ou talvez da minha intuição, sem questionar, sem discutir. A Análise foi feita segundo nossas muitas imperfeições, enquanto Humanidade.

"E No Sétimo dia, Deus deu ao Homem o Poder de Governar todas As Coisas Materiais do Planeta!" Ele disse: "Criei o Homem para Governar sobre os peixes, as plantas, as aves do Céu e os animais da Terra."

Será incorreto dizer:

"Pai Nosso" se nesta existência não procedo como filho de Deus, habitante do Planeta de Jesus que sempre foi e será só amor; se fecho meu coração aos mais puros sentimentos, ao amor em especial;
se não pratico a primeira e a mais bela de todas as virtudes: a caridade sinceramente.

"Que estais nos Céus" se Eles me parecem tão distantes; se os valores da Terra gritam em mim como se fossem os melhores, os mais importantes!

"Santificado seja o vosso nome" se penso apenas em ser cristão por medo, comodismo, por ostentação e, finalmente, superstições, ou para manter as aparências.

"Venha a nós o vosso Reino" se acho tão encantadora, tão mágica esta vida repleta de supérfluos, de periferias, de paetês! Como desejar o "Reino Dele" se ainda prefiro o Reino Físico!

"Seja feita a sua vontade", mas quero que todos os meus desejos se concretizem, mesmo que... quase nunca compreendo a Vontade Dele, a não ser quando coincide com a minha.

"O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje!" Mas isso é pouco! Desejo o pão, o presunto, o bom queijo... iguarias... e nem sempre ajudo aos que têm fome, a menos que a consciência grite, ou que eu esteja alegre, ou quando há alguém para ver meu gesto, ou...

"Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" se desejo ferir, magoar, pisar nos que atravessarem o meu caminho, calando a voz da alma que tenta me advertir, ou a voz do coração que tenta me comover.

"Não nos deixeis cair em tentação" se quase sempre, deliberadamente, sigo os caminhos meândricos, ao invés dos de Cristo, ou os que o Universo aprovaria, porque são os que mais me agradam.

"Livrai-nos do mal" se quase sempre quero o meu bem; se não sei exatamente o que seria o mal para os outros; se acho que posso fazer meu destino!

"Amém!" Assim seja o quê? Como posso anunciar o Cristo, sua grandeza e sua misericórdia, virando as costas aos menos afortunados? Como posso falar sobre a Sabedoria, a Compaixão do Universo, se sou egoísta, egóico, imperfeito ao extremo?

Assim é ainda esta humanidade. Estamos evoluindo.

Senhor! Ajuda-nos por misericórdia a construir teu Reino dentro de nós, a guardar teu Evangelho em nosso coração, amando o próximo, ouvindo a voz de Jesus, da Natureza e dos Anjos, para que, algum dia, possamos realmente rezar o "Pai Nosso".


P.S. A expressão "que estais nos Céus" está correta, porque há muitos Planos, muitos Céus!


Clara Luz


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL