NCE/UFRJ O DOSVOX na Imprensa

Existem muitas notícias publicadas, muitos programas de rádio e TV falando sobre o DOSVOX. Não temos intenção de ser completos, mostrando todas elas.

Antonio Borges entrevistado pelo programa Adelantos da CNN, em 2003

Colocamos aqui alguns programas de TV que consideramos bastante significativos e que podem ser dar uma idéia do que o DOSVOX significa, na forma de depoimentos audio-visuais. Infelizmente nosso equipamento de transcrição é precário, e a qualidade não está a melhor possível.

Se você tem alguma fita gravada com programas em que o DOSVOX apareceu em seu estado, por favor, nos ajude a compor nosso acervo.

-- Alguns programas de TV em que o DOSVOX apareceu --

O DOSVOX no Fantástico

Este foi o primeiro programa em que o DOSVOX apareceu, numa matéria em 1994 no Fantástico, da Rede Globo, e que foi motivo de uma "quase revolução" pelo polêmico depoimento da primeira usuária do DOSVOX, Beth Canejo, sobre o uso do computador em relação ao Braille.

O projeto Habilitar, o MOTRIX e o DOSVOX no programa Espaço Aberto de Ciência e Tecnologia da GloboNews (banda larga)

O MOTRIX e o DOSVOX na CNN en Español tem disponível em banda larga

O DOSVOX Jornal da Globo

O DOSVOX no Discovery Channel

O DOSVOX na GloboNews - tema: mercado de trabalho - Assista pela TV-NCE ...... (opcional em Banda larga)

O DOSVOX na TV Estácio - um excelente documentário produzido pelo canal universitário da Universidade Estácio de Sá (banda larga)

-- Áudio-visuais clássicos (filmes gerados em banda larga) --

Dosvox e seus usuários

Esta apresentação do DOSVOX foi produzida em 1996 pelo NCE. Desde esta época a síntese de voz do sistema foi muito melhorada, pela incorporação da fala Sapi.

Dosvox e seu uso por crianças não cegas

Produzida pelo NCE em 1999 como material ilustrativo para o Encontro Brasileiro de Usuários DOSVOX, esta apresentação demonstra que o DOSVOX não é apenas um sistema para uso por cegos: seu valor na atividade educacional e alfabetização é imenso.

Quantos deficientes existem no Brasil?

Produzido pelo Jornal Nacional de 2002, este programa dá um panorama surpreendente sobre diversos aspectos sobre deficiência no Brasil.

Cartinha Envie carta para Antonio Borges

Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP