CONTAVOX: O Jogo das continhas Apresentação: Já há algum tempo, profissionais de educação afirmam que as brincadeiras e os jogos apresentam imenso valor no desenvolvimento de inúmeras capacidades. Todos percebemos que nas atividades realizadas através da ludicidade, nossos alunos são levados a pensar e refletir, são capazes de abstrair e organizar pensamentos e ações. Eles realizam e avaliam. Homeopaticamente, porém de forma definitiva, jogos e brincadeiras entraram no espaço escolar e provaram o seu valor. Estas atividades alegres e desafiadoras rapidamente auxiliaram a transformação de lugares de ensinar versus aprender em espaços de descobertas e conhecimentos, abrindo ainda os caminhos para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e principalmente do prazer... Para nós, que participamos do crescimento do Projeto DOSVOX em nossos tempos, este é mais um desafio - viabilizar a efetiva aquisição da ludicidade pelas inúmeras Classes Especiais , Salas de Recursos e em todos os espaços onde esteja um deficiente visual possibilitando que esta ludicidade entre pelos portais da tecnologia da informática e atinja as necessidades de nossos alunos portadores de deficiência visual e ainda que efetivamente seja um material útil para profissionais que atuam com estes alunos. Este é o nosso projeto. Para realizá-lo, estamos trabalhando com afinco. Não queremos propor aqui nenhuma metodologia pronta ou ferramenta única e nem tão pouco uma seqüência de etapas para trabalhar os cálculos matemáticos. Ao contrário disso, acreditamos no que se vem chamando de Etnomatemática. Atividades matemáticas sendo vistas com intimidade pôr cada criança. Matemática interagindo com a vida. Todos nós a utilizamos em nosso dia a dia, o que queremos agora é descobrir junto com nossos alunos os usos e funções do raciocínio matemático assim como todas as possibilidades da sua real utilização em nosso cotidiano. Você já deve conhecer alguns programas idealizados por nós para crianças. Agora viaje mais uma vez neste mundo de "faz de contas" do CONTAVOX... mas não se esqueça de levar seus alunos com você, OK!!! Instruções Gerais: Para iniciar o programa, após acionar o Sistema DOSVOX (Ctrl D), tecle J (de Jogos) após a pergunta "O que você deseja?". Digite então T (de tabuada) após ouvir a pergunta: "Qual a letra do jogo ? " entrando assim no CONTAVOX. Ao entrar no programa, responda a pergunta: "Em que campeonato você quer jogar? " ouvindo (ou lendo) as instruções que irão se seguir. Você terá opções de diferentes campeonatos digitando um algarismo ( de 1 a 9 ) ou Tab para o treinamento tático (tabuadona / tabela de dupla entrada). Ao ouvir as contas propostas, o aluno poderá respondê- las através de seu raciocínio, da utilização de outro material de contagem em paralelo ou ainda acionando as tabuadas teclando ( . ). Após digitar qualquer resposta, deve-se apertar Enter. Merece destaque, a explicação da Tabuadona. Para sua utilização, basta usar as setinhas para caminhar entre linhas e colunas. Com o Tab você trabalha os múltiplos seqüências de uma mesma linha e com a barra de espaço será repetida toda a operação (linha X coluna =). Acionando Home você voltará ao início da linha (coluna 0). A cada "acerto" o usuário faz um gol e a cada "erro" surge automaticamente uma revisão. O usuário mudará de fases de acordo com o seu desempenho. Poderão ser utilizadas as teclas numéricas que se encontram na parte superior do teclado ou ainda as localizadas na parte à direita do digitador mas, para estas, não se esqueça de acioná-las através do Num Lock. No caso do usuário precisar repetir (ouvir novamente) as contas propostas, é só acionar a repetição através da tecla Enter. Os diferentes campeonatos se apresentam em diferentes graus de dificuldades com etapas diferenciadas em cada um deles. Para mudar de campeonato você deverá voltar ao início das instruções. E para encerrar... aperte Esc. CONTAVOX: Trocando Idéias... Cada campeonato, é composto de um determinado e diferenciado números de fases sendo cada fase constituída de um número pré determinado de contas. As fases se diferenciam de acordo com as dificuldades a serem trabalhadas nas diferentes operações matemáticas respeitando assim, as supostas fases de aprendizagem pelas quais passa a criança ao construir os conceitos aqui trabalhados. Sugerimos que as fases sejam jogadas em ordem crescente no entanto, o usuário terá liberdade de escolher que jogo quer jogar e descobrir por si mesmo suas condições percebendo o que precisará desenvolver a fim de atingir todas as fases dos campeonatos desejados. CAMPEONATOS: 1: TREINO NO QUINTAL 2: AMISTOSOS COLEGAS DA RUA 3: CAMPEONATO DO BAIRRO 4: TAÇA INTER BAIRROS 5: CAMPEONATO JUVENIL 6: CAMPEONATO ESTADUAL 7: COPA BRASIL 8: COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 9: COPA BRASIL Campeonatos que envolvem ADIÇÃO: Preferencialmente, deve ser iniciada as fases da adição (Treino no Quintal, Amistosos Colegas da Rua, Campeonato Estadual) após o domínio, pela criança, da noção de quantidade e da identificação e reconhecimento dos numerais. É sempre indicado o trabalho da adição através dos conceitos de juntar e de acrescentar utilizando para isso, diferentes materiais concretos. A adição cuja uma das parcelas é o zero e adições com parcelas iguais (com noção do dobro) por vezes apresenta uma certa confusão que será facilmente superada com o recurso das situações problemas e com a utilização de materiais de contagem. Este aspecto é bem entendido e fixado no Campeonato Amistosos Colegas da Rua. CAMPEONATO TREINO NO QUINTAL: 4 fases com 5 adições em cada fase sendo o resultado menor ou igual a 9 não incluindo neste campeonato somas com o zero ou dobro. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 1+2=3 3+2=5 3+4=7 5+2=7 2+1=3 4+1=5 4+3=7 3+5=8 3+1=4 1+4=5 5+1=6 5+3=8 1+3=4 4+2=6 1+5=6 4+5=9 2+3=5 2+4=6 2+5=7 5+4=9 Total de 20 operações AMISTOSOS COLEGAS DA RUA: 4 fases de 4 adições em cada fase com resultados até 10 incluindo o zero nas parcelas e no resultado, além do dobro. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 0+0=0 2+0=2 0+3=3 4+4=8 1+0=1 0+2=2 3+3=6 5+0=5 0+1=1 2+2=4 4+0=4 0+5=5 1+1=2 3+0=3 0+4=4 5+5=10 Total de 16 operações. Campeonatos que envolvem SUBTRAÇÃO: A subtração também esta desenvolvida neste programa através dos Campeonatos ( Campeonato do Bairro, Taça Inter Bairros, Campeonato Juvenil). Estes Campeonatos se apresentam na ordem crescente de dificuldade que normalmente ocorre na construção do conceito de subtração pela criança. Destacamos porém, a subtração com os termos de igual valor portanto com o resultado igual a zero, e as subtrações com o subtraendo zero no Campeonato Juvenil já que estas noções são normalmente pontos de dúvida. Indicamos mais uma vez, que seja muito bem trabalhada as noções de quantidade com material concreto no caso da subtração, através dos conceitos de comparar, retirar e completar. Com estes aspectos dominados e através das intervenções do programa (explicações das continhas e tabuadinhas) facilmente o usuário passará por todos os Campeonatos da Subtração, incluíndo o Juvenil, onde estes conceitos serão dominados. CAMPEONATO DO BAIRRO: 4 fases de 5 subtrações em cada fase com resultados entre 1 e 6, com minuendo entre 2 e 7, não incluindo subtraendo zero e igual valor entre minuendo e subtraendo. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 5-4=1 4-2=2 6-5=1 7-1=6 5-3=2 4-3=1 6-4=2 7-2=5 5-2=3 3-2=1 6-3=3 7-3=4 5-1=4 3-1=2 6-2=4 7-4=3 4-1=3 2-1=1 6-1=5 7-5=2 Total de 20 operações TAÇA INTER BAIRROS: 4 fases de 5 subtrações em cada fase com minuendos entre 6 e 9 não incluindo contas com minuendos e subtraendos de igual valor ou subtraendo zero. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 7-6=1 8-1=7 8-2=6 8-3=5 8-4=4 8-5=3 8-6=2 8-7=1 9-1=8 9-2=7 9-3=6 9-4=5 9-5=4 9-6=3 9-7=2 9-8=1 6-5=1 6-3=3 7-5=2 7-3=4 Total de 20 operações. CAMPEONATO JUVENIL: 4 fases com 5 subtrações em cada fase apenas com contas de igual valor entre minuendo e subtraendo sendo portanto o resto igual a zero e subtraendo zero para a percepção do resultado igual ao minuendo. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 1-1=0 1-0=1 2-2=0 2-0=2 3-3=0 3-0=3 4-4=0 4-0=4 5-5=0 5-0=5 1-1=0 1-0=1 6-0=6 6-6=0 7-0=7 7-7=0 8-0=8 8-8=0 9-0=9 9-9=0 Total de 20 operações. Voltando à ADIÇÃO: CAMPEONATO ESTADUAL: 4 fases com 7 adições em cada fase sendo o total sempre superior a 1 dezena e inferior a 2 incluindo somas com parcelas iguais. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 5+6=11 5+7=12 5+8=13 5+9=14 6+6=12 6+7=13 6+8=14 6+9=15 7+7=14 7+8=15 7+9=16 8+8=16 8+9=17 9+9=18 5+5=10 6+5=11 7+6=13 8+7=15 9+8=17 5+5=10 6+0=6 0+7=7 8+0=8 0+9=9 0+6=6 7+0=7 0+8=8 9+0=9 Total de 28 operações. Campeonatos que envolvem a multiplicação. A multiplicação se torna tarefa fácil quando se apreendeu os conceitos que a antecedem. Através da TABUADONA os alunos poderão tirar as dúvidas e ainda trabalhar importantes noções com tabelas/linhas, colunas/ horizontal, vertical/ quadrantes e ainda diferentes seqüências numéricas, ordem crescente, decrescente, múltiplos e divisores trabalhando através de diferentes bases. COPA BRASIL: 4 fases com10 multiplicações cada fase utilizando a tabuada de x0 a x5. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 2x1=2 2x2=4 2x3=6 2x4=8 2x5=10 2x6=12 2x7=14 2x8=16 2x9=18 3x1=3 3x2=6 3x3=9 3x4=12 3x5=15 3x6=18 3x7=21 3x8=24 3x9=27 4x1=4 4x2=8 4x3=12 4x4=16 4x5=20 4x6=24 4x7=28 4x8=32 4x9=36 5x1=5 1x1=1 1x2=2 1x3=3 1x4=4 1x5=5 1x6=6 1x7=7 1x8=8 0x0=0 0x1=0 2x0=0 3x0=0 Total de 40 operações. COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA: 4 fases com 10 multiplicações em cada fase utilizando a tabuada de x6 a x9 incluindo a fixação do x0. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 6x1=6 6x2=12 6x3=18 6x4=24 6x5=30 6x6=36 6x7=42 6x8=48 6x9=54 7x1=7 7x2=14 7x3=21 7x4=28 7x5=35 7x6=42 7x7=49 7x8=56 7x9=63 8x1=8 8x2=16 8x3=24 8x4=32 8x5=40 8x6=48 8x7=56 8x8=64 8x9=72 9x1=9 9x2=18 9x3=27 9x4=36 9x5=45 9x6=54 9x7=63 9x8=72 9x9=81 0x4=0 0x5=0 6x0=0 7x0=0 Total de 40 operações. Campeonato da DIVISÃO: Observando e concluindo que a divisão é uma operação inversa a multiplicação e através do acesso livre a TABUADONA. Facilmente o usuário chagará ao final deste Campeonato. Nestas fases não se inclui divisão com resto diferente de zero. COPA DO MUNDO: 4 fases com 10 divisões em cada fase incluindo o treinamento da TABUADONA sempre que necessário. 1a fase 2a fase 3a fase 4a fase 2:1=2 4:2=2 6:2=3 8:2=4 10:2=5 3:3=1 6:3=2 9:3=3 4:4=1 8:4=2 5:5=1 10:5=2 6:6=1 7:7=1 8:8=1 9:9=1 12:2=6 14:2=7 16:2=8 18:2=9 12:3=4 15:3=5 18:3=6 21:3=7 24:3=8 27:3=9 20:2=10 30:3=10 12:4=3 16:4=4 20:4=5 24:4=6 28:4=7 32:4=8 36:4=9 40:4=10 15:5=3 20:5=4 25:5=5 30:5=6 Total de 40 operações. Total geral dos Campeonatos: 234 operações excluindo a Tabuadona. Textos: Prof. Berta Paixão Maio de 2001