EDITOR DE TEXTOS - EDIVOX SUMÁRIO 0) CRÉDITOS 1) INICIAR O PROGRAMA 2) EDITAR 2.1) TECLAGEM SIMPLES 2.2) O CURSOR 2.3) REMOVER CARACTERES INDESEJÁVEIS 2.4) LER UMA LINHA 2.5) ACENTUAÇÃO 2.6) INSERIR NOVAS LINHAS 2.7) PROCURAR E TROCAR PALAVRAS NO TEXTO 2.8) MARGENS 2.9) MARCAS DE TABULAÇÃO 2.10) CONFIGURAÇÕES 2.11) ARQUIVAMENTO E SAÍDA DO EDIVOX 3) COMANDOS DE BLOCO 3.1) MARCAR E DESMARCAR 3.2) EMBELEZAR 3.3) DECODIFICAR 3.4) OPERAÇÕES DIVERSAS 4) VERIFICADOR ORTOGRÁFICO 5) FUNCIONAMENTO DA ESTRUTURA DO DICIONÁRIO DO EDIVOX 5.1) INTRODUÇÃO 5.2) IDÉIA GERAL DO MÉTODO 5.3) EXCEÇÕES 5.4) ARQUIVOS USADOS 5.5) TÉCNICA DE BUSCA 6) EXECUTAR PROGRAMAS A PARTIR DE COMANDOS EM UM TEXTO 7) TELEFONAR 8) OUTROS FORMATOS DE ARQUIVO SUPORTADOS 9) MODO DE COMANDO 10) OUTROS COMANDOS 11) CALCULADORA ELETRÔNICA 11.1) OPERAÇÕES VÁLIDAS E MODO DE ACIONAMENTO 11.2) AS 11 OPERAÇÕES E AS 50 CONVERSÕES VÁLIDAS 11.3) AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS 11.4) PORCENTAGEM 11.5) RADICIAÇÃO 11.6) POTÊNCIAS 11.7) COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME DA CIRCUNFERÊNCIA, CÍRCULO E ESFERA 11.8) CONVERTENDO PESOS E MEDIDAS DE a A y E A A Y 11.9) COMENTÁRIOS 11.10) DUAS PARCELAS NUMA MESMA LINHA 11.11) MODO DE CONVERSÃO INTERATIVA 0) CRÉDITOS A maior parte do presente manual foi escrita pelo professor Antonio Borges, que o atualizara em 1999, excetuando a seção 6), a qual foi escrita em 2004. A seção "9) CALCULADORA ELETRÔNICA", incluindo todas as subseções, foi escrita por Glauco Férius Constantino de Oliveira em Março de 2004 como um manual único, anexado ora por mim - Cleverson Casarin Uliana - à presente edição deste manual, o qual também revisei e atualizei, concluído aos 16 de Fevereiro do ano de 2005. 1) INICIAR O PROGRAMA Para iniciar o EDIVOX, estando na janela principal do Dosvox, basta pressionar a tecla E. Ele fala: "EDIVOX – Qual o nome do arquivo ?" Tecle até 256 letras para formar o nome do arquivo, seguido do caracter ponto e depois mais 3 letras; se estas últimas forem omitidas, o Edivox insere ".txt" - que é a extensão padrão dos arquivos de texto - quando salvarmos o arquivo. Para finalizar pressione a tecla ENTER. O programa dá a mensagem: "arquivo novo", caso o arquivo seja novo; "arquivo carregado", caso o arquivo esteja sendo reeditado. Pressione F9 para ajuda. O editor agora está pronto para ser usado. 2) EDITAR 2.1) TECLAGEM SIMPLES A teclagem é idêntica a uma máquina de escrever convencional; Cada tecla é ecoada pela placa de som. Ao fim de cada linha, soa um bip para indicar o final da linha. Pressione a tecla ENTER para continuar a teclar o texto. Ao mesmo tempo em que a teclagem é realizada, aparece também na tela do computador o texto, para que um eventual observador que não seja deficiente visual possa também acompanhar o trabalho. 2.2) O CURSOR Um texto teclado é composto de uma série de letras, obviamente. A grande vantagem de um editor de textos é podermos alterar livremente cada uma destas letras, inserir novas letras, criar linhas novas, apagar linhas, etc. A posição da letra no texto em que vamos fazer qualquer alteração é chamada de cursor. O cursor, a medida que vamos teclando, vai andando para a direita, junto com a datilografia. Diversas teclas movem o cursor: SETA PARA A ESQUERDA - move o cursor um caracter para a esquerda. Ao chegar no primeiro caracter da linha, dá um bip. O caracter sobre o qual o cursor passou será falado. SETA PARA A DIREITA - move o cursor um caracter para a direita. Ao chegar no último caracter da linha, dá um bip. O caracter sobre o qual o cursor passou será falado. SETA PARA CIMA - move o cursor uma linha para cima. Ao chegar na primeira linha, avisa. Deixa o cursor na coluna 1. SETA PARA BAIXO - move o cursor uma linha para baixo. Ao chegar na última linha do texto, avisa. Deixa o cursor na coluna 1. HOME - posiciona na coluna 1 da linha. END - posiciona após a última coluna escrita da linha. ENTER - move o cursor uma linha para baixo. Se já estava na última linha insere uma nova linha após esta. Deixa o cursor na coluna 1. PAGE UP - volta 15 linhas de texto. Deixa o cursor na coluna 1. PAGE DOWN - avança 15 linhas de texto. Deixa o cursor na coluna 1. 2.3) REMOVER CARACTERES INDESEJÁVEIS Teclas Usadas: BACKSPACE – remove o caracter a esquerda do cursor; DEL - remove o caracter na posição do cursor. A linha em que o cursor está pode ser completamente removida do texto com o seguinte procedimento: Pressione a tecla CONTROL (a mais esquerda e abaixo no teclado) e mantenha-a pressionada. Pressione a tecla Y. Solte a tecla CONTROL. soará a mensagem "linha removida" Obs.: este procedimento de pressionar CONTROL, depois uma tecla, depois soltar, será de agora em diante, neste texto referido como "CONTROL TECLA", por exemplo, CONTROL Y. Também para remover uma linha pode-se pressionar F7, sendo o resultado idêntico ao do comando CONTROL Y. Se quiser recuperar a linha que apagou por último, pressione CONTROL U que a linha aparecerá novamente onde está o cursor. Normalmente, quando teclamos algo no meio de uma linha já teclada, o EDIVOX insere os novos caracteres ali, empurrando para a direita os caracteres já existentes. para substituir alguns caracteres por outros, devemos pressionar a tecla F6. É perguntado: "Qual o texto?" Digite o texto que vai ser alterado e tecle ENTER. É pedido: "Informe o novo texto:" Tecle agora o novo texto e tecle ENTER. É perguntado: Todo o Texto (T) ou Bloco (B)? Escolha a opção e tecle ENTER. É ouvido: "Texto trocado." Existem outros comandos interessantes para remover letras: CONTROL BACKSPACE ou CONTROL H - apaga toda uma palavra CONTROL D - apaga desde a posição do cursor até o fim da linha CONTROL S – apaga do início da linha até a posição do cursor. 2.4) LER UMA LINHA Movendo o cursor para uma certa posição, e pressionando F1 várias vezes, cada palavra desta linha é falada. Após a última palavra da linha soa um bip. Outra opção é CONTROL F1. Neste caso, o editor fala a linha inteira do texto, a partir do ponto que o cursor está. Caso queira interromper a fala pressione qualquer tecla, exceto CONTROL, alt, windows ou aplicações. Se quiser ler o resto do texto, do ponto em que o cursor está até o fim, pressione ALT F1 Teclando F4 você aciona ou desaciona a fala durante a digitação. Este comando pode agilizar muito a datilografia pois a fala consome muito tempo. As falas dos comandos continuam ativas. CONTROL F4 - ativa o painel de configuração, onde podem ser alterados os parâmetros: velocidade - de 1 a 5; enter insere linha - para determinar se a tecla enter inserirá novas linhas sempre quando for pressionada ou se apenas pulará para o início da próxima linha já existente; quebrar linhas - determina se uma linha será automaticamente quebrada durante a digitação ou aumentará de tamanho até pressionarmos Enter; falar pontuação - ativa ou desativa a fala de pontuação durante a leitura do texto todo ou linha a linha; fala automática - ativa ou desativa a fala automática do texto ao caminhar com as setas linha a linha e com page up e page down; com dicionário - determina se haverá ou não correção ortográfica automática (ver seção 5); Com SAPI - indica se a leitura é feita com uma voz SAPI instalada. As opções logo abaixo configuram o número da voz a ser usada, a velocidade e a tonalidade, respectivamente. 2.5) ACENTUAÇÃO Os acentos são colocados como numa máquina de escrever. Primeiro o acento, depois a letra. O EDIVOX trabalha com acentuação internacional, conhecida como código ANSI. Obs.: Se o texto a editar foi criado em um outro editor, pode ser necessário submetê-lo ao DVTXT, que vem junto com o DOSVOX e que serve para converter do/para o formato internacional. 2.6) INSERIR NOVAS LINHAS Ao pressionarmos ENTER o cursor passa para a próxima linha. Se for a última linha, uma nova linha é automaticamente criada abaixo desta. Isso atende a noventa por cento dos usos do editor. Para inserirmos novas linhas no meio do texto, entretanto, é necessário fazer uso de outros comandos. Ao pressionarmos CONTROL ENTER, CONTROL J ou CONTROL M, a linha atual será puxada para baixo abrindo espaço para uma nova linha. Desta forma, quando queremos inserir uma nova linha abaixo desta, basta teclarmos ENTER e depois CONTROL ENTER. Quando o número de linhas a inserir é muito grande, pode-se usar opcionalmente a tecla INSERT. Ela aciona um modo de trabalho chamado "auto inserção de linhas com ENTER". Neste modo de trabalho, quando se pressiona ENTER, uma nova linha é automaticamente criada abaixo desta. Este modo é especialmente útil para programadores, que criam textos de forma não consecutiva. É possível também quebrar uma linha em duas. Para isso, mova o cursor para a posição desejada e pressione CONTROL Q. O cursor vai para a coluna 1 da linha seguinte. Caso esse comando seja pressionado com o cursor na última coluna, a linha seguinte é juntada ao fim da atual e um espaço em branco é introduzido entre elas. 2.7) PROCURAR E TROCAR PALAVRAS NO TEXTO F5 - procura uma palavra no texto; se encontrar posiciona o cursor antes da mesma. CONTROL F5 - procura mesma a palavra do último F5 novamente. 2.8) MARGENS O EDIVOX mantém controle de duas margens. Normalmente a esquerda é a coluna 1 e a direita a coluna 72. Quando pressionamos ENTER, o cursor se posiciona na margem esquerda da próxima linha. Quando estamos datilografando e chegamos à margem direita, uma nova linha é inserida abaixo desta e aí continua a teclagem. A seleção de novas margens é feita teclando F10. Neste caso soa a mensagem: "Digite coluna da margem esquerda:" Você deve teclar a coluna e depois pressionar ENTER. "Digite coluna da margem direita:" Você deve teclar a coluna e depois pressionar ENTER. 2.9) MARCAS DE TABULAÇÃO Como regra geral, a tela do computador onde escrevemos um texto é dividida horizontalmente em linhas; assim que, quando uma linha acaba o cursor vai para a próxima ou podemos mudar de linha quando desejamos pressionando Enter conforme já visto acima. O Edivox permite-lhe também dividir a tela verticalmente, ou seja, em colunas, o que é extremamente útil por exemplo para criar tabelas. A fim de entender melhor, faça o seguinte teste: Crie um arquivo novo; o cursor naturalmente encontrar-se-á na linha e na coluna 1; Digite "1 minuto"; pressione a tecla tab ou barra de espaços várias vezes até chegar à coluna 37; pressione F9, m, t. você ouvirá "tabulação inserida"; Digite agora "60 segundos"; pressione Enter e verifique neste momento que você encontra-se na linha 2, coluna 1; digite "2 minutos" e em seguida pressione CONTROL T; verifique neste momento com o comando CONTROL K que você foi para a coluna 37, a mesma onde há pouco acabara de inserir uma marca de tabulação; pode digitar então o equivalente a 2 minutos, "120 segundos". Como percebe pela simulação acima, pode-se criar tabelas perfeitamente alinhadas com o uso das marcas de tabulação, as quais podem ser quantas se queira e estar onde se deseje ao longo da linha. Para inserir cada uma pressione F9, M, T e para avançar à próxima marca, CONTROL T; E como visto acima na simulação, uma vez estabelecidas marcas em uma linha, estas valem para todas as seguintes. 2.10) CONFIGURAÇÕES Pressionando as teclas CONTROL F4, você entra no painel de configuração do Edivox. Ali é possível alterar alguns detalhes do modo como o programa trabalha e deixá-lo mais a seu gosto. Ande com as setas verticais e preencha os campos como quiser; são os seguintes: Velocidade - (de 1 a 5) - quanto maior, mais rápida será a fala dentro do programa; Enter insere linha - se SIM, cada vez que pressionar ENTER será criada uma linha nova abaixo da atual. Se NÃO, o ENTER apenas posiciona na linha de baixo já existente, igual à seta abaixo; Quebrar linhas - se ativada, quando estiver digitando e chegar à coluna 73, passa automaticamente para a próxima linha; se desativar, ao chegar nessa coluna começará a ouvir um bipe a cada letra digitada até que troque você mesmo de linha com ENTER; Falar pontuação - indica se os sinais de pontuação devem ou não ser falados por extenso durante a leitura de textos com o comando ALT F1; Fala automática - se desativado, o Edivox deixa de dizer automaticamente o conteúdo das linhas quando se posiciona nelas com as setas ou PAGE UP e PAGE DOWN; Com dicionário - indica se o corretor ortográfico deve carregar a cada vez quando o programa é iniciado. Note que isso pode tornar a carga do Edivox extremamente lenta em algumas máquinas; Com SAPI - se ativada o Edivox lê usando algum sintetizador SAPI que eventualmente esteja instalado na máquina. O número, a velocidade e a tonalidade da voz usada nesse caso são escolhidos nos campos logo abaixo deste. Se deixar desativado, a leitura será feita com a fala original do Dosvox. 2.10) ARQUIVAMENTO E SAÍDA DO EDIVOX Para sair do EDIVOX deve-se pressionar ESC. Ele pede confirmação da saída. Tecle S. Ele pergunta se você deseja gravar o texto teclado. Tecle N caso não o queira salvar, ou novamente S. O texto teclado é copiado da memória RAM do computador para o disco rígido ou disquete (a depender de onde o arquivo aberto se encontra). Em caso de teclagens muito extensas, é prudente fazer gravações de tempos em tempos. Para isso, teclando-se F2, o texto já digitado é copiado para o disco rígido e a edição prossegue normalmente. Caso deseje abandonar este texto, e começar um outro, pode-se pressionar F3. É pedida a confirmação do abandono; tecle S; é pedido o nome do novo arquivo; tecle este nome seguido por ENTER. Outra opção é CONTROL X, grava o arquivo e termina o EDIVOX sem perguntar. Há também o comando CONTROL F2 que permite-lhe salvar este arquivo com outro nome e eventualmente em outra pasta. 3) COMANDOS DE BLOCO 3.1) MARCAR E DESMARCAR Os comandos de bloco permitem mover ou copiar trechos de texto; devemos marcar o trecho a copiar ou mover, da seguinte forma: Mova o cursor até a primeira linha do trecho; tecle CONTROL B; Solte CONTROL e tecle I; Mova o cursor até a última linha do trecho; tecle CONTROL B; Solte CONTROL e tecle F Obs.: mnemônico: "CONTROL BLOCO INÍCIO" e "CONTROL BLOCO FIM". Note que um bloco sempre contém linhas completas. Assim, não adianta marcar um pedaço de uma linha. Uma vez que o bloco esteja marcado diversas operações podem ser realizadas; Para desmarcar o bloco tecle CONTROL B D. 3.2) EMBELEZAR São previstas diversas opções de embelezamento. Note que tais operações preservam os parágrafos, caracterizados pela existência de uma ou mais linhas em branco: C - Centrar o bloco entre as margens (esta operação normalmente deixa espaços em branco ao início e ao fim das linhas do bloco); A - alinhar o bloco com as margens para que o texto fique completamente simétrico à esquerda e à direita; M - remargear o texto (sem alinhar perfeitamente); T - tabular o bloco pela esquerda (você deve informar a partir de qual coluna inicia-se o bloco); i - indentar o bloco, ou seja, recuá-lo com alguns espaços; será perguntado quantas colunas ficarão em branco ao início da linha. O número pode ser negativo (precedido por hífen); no caso, o número de colunas será subtraído do início da linha e não somada. 3.3) DECODIFICAR Por vezes recebemos e-mails escritos em programas que suportam e trabalham com codificações diferentes daquela usada para textos no edivox. Com a opção CONTROL b x, podemos decodificar esses textos. nos é perguntado: "opção P para quoted printable, U UTF8, ou G, Yahoo Grupos ?" Caso não saiba a resposta, pode observar algumas características do texto que quer converter. Por exemplo, os textos quoted printable são impregnados de sinais de igual (=); os textos em UTF8 contêm grande quantidade de letras F; o formato Yahoo grupos é para textos em regra recebidos de grupos de discussão daquele servidor. 3.4) OPERAÇÕES DIVERSAS Mover ou Copiar (ou seja replicar) o bloco para um outro lugar: tecle CONTROL B C; Remover o bloco: CONTROL B.R; Ordenar o bloco: Troca a ordem das linhas para que elas fiquem em ordem alfabética. CONTROL B O; Remover linhas em branco: tira todas as linhas vazias existentes ao longo do bloco. CONTROL B B. Gravar aquele bloco num arquivo: CONTROL B G; informar o nome do arquivo que receberá o bloco. Se este arquivo existir, o programa perguntará se você quer regravá-lo, ou então, adicionar o bloco no fim deste Ler um arquivo, inserindo-o no lugar do cursor: CONTROL B L; Informar depois o nome do arquivo a ler. O cursor será colocado na primeira linha do texto inserido. Obs.: Esta operação desmarca automaticamente um bloco antes marcado. Um novo bloco ficará marcado nas linhas onde o texto for inserido. Marcação rápida de bloco: Freqüentemente precisamos trabalhar com o parágrafo atual (que é o conjunto de linhas em que o cursor está precedido e sucedido por uma linha em branco, início ou fim do texto). Pode-se transformar o parágrafo atual em bloco teclando-se CONTROL B P. Existe também o comando CONTROL b j, que margeia apenas o parágrafo onde se está. enviar bloco para servidor de fala - CONTROL b s. Envia o bloco para o servidor de fala SAPI. Esta função encontra-se obsoleta na versão atual do edivox, bem como de todo o sistema Dosvox. Verificar ortografia - CONTROL b v. Detalhado na seção 5. 4) VERIFICADOR ORTOGRÁFICO O Edivox incorpora um verificador ortográfico automatizado. Quando ele está ativado, a digitação de uma palavra errada faz com que a máquina exiba dois bipes. Para ativar ou desativar este processo, pode teclar F11. O acionamento de CONTROL seta a direita também pode indicar erro na palavra. Para isso poder ser possível, o cursor deve sempre estar após a primeira letra da palavra. Quando uma palavra está errada, pode pressionar CONTROL W, e neste caso são sugeridas opções de grafia. Use as setas para escolher uma opção (seta para direita soletra cada opção) e depois tecle enter para substituir. Além disso, é possível fazer uma verificação ortográfica de todo texto. Neste caso: - Marque o início do bloco, CONTROL + B I; - Marque o fim do bloco, CONTROL + B F; - Passe o verificador ortográfico, CONTROL + B V. As palavras que não estão no dicionário do DOSVOX são marcadas com o símbolo # no início. Para corrigir palavras encontradas com erro, digita-se normalmente ou usa-se com o CONTROL W, como mostrado anteriormente. Outra opção, quando o número de erros é grande é a seguinte: 1. Fazer uma busca (F5 e continuar a buscar CONTROL F5) procurando o caracter #. 2. Quando ele for encontrado, usa-se o F1 para ler a palavra. 3. Quando as sugestões são exibidas, ao teclar CONTROL W, o caracter # já é apagado automaticamente. Para corrigir uma palavra, tecle CONTROL W e aparecerá uma lista de sugestões, caso tenha, a qual poderá ser acessada com as setas para cima e para baixo e ao encontrar a palavra correta para a substituição é só teclar "Enter" que a troca será feita. 5) FUNCIONAMENTO DA ESTRUTURA DO DICIONÁRIO DO EDIVOX 5.1) Introdução Com o intuito de melhorar a qualidade da digitação de nossos usuários, diminuindo os erros de português, foi introduzida na versão 3.1 do DOSVOX um pequeno verificador ortográfico. Apesar de ser uma implementação relativamente simples, ela se baseia numa estrutura de informações muito extensa, que deveria conter todas as palavras da língua portuguesa, com suas inúmeras variantes. Manter essa estrutura é um trabalho sem fim pois a língua portuguesa continuamente vai sendo ampliada. Entretanto, mesmo que este dicionário não seja absolutamente completo, se ele atender à maior parte das palavras usadas, sua utilidade será muito grande. Este texto visa explicar como esta estrutura funciona, como é possível introduzir nela novas palavras, ou corrigir palavras com detecção errônea. 5.2) IDÉIA GERAL DO MÉTODO A idéia geral é a existência de um procedimento que dada uma palavra, busca numa lista se ela existe ou não. Não há, neste verificador, nenhuma checagem sintática nem semântica nem de contexto. Apenas as palavras, isoladamente, são verificadas. O problema maior deste dicionário é que, em português, esta lista é absurdamente grande, pelo fato de que a língua portuguesa tem muitas variações. Por exemplo: uma palavra como "lindo" tem variantes tais como lindos, linda, lindas, lindamente, lindíssimo, etc. Verbos são outro bom exemplo, e a língua portuguesa faz forte uso de conjugações com muitas possibilidades. Para diminuir o tamanho do dicionário, e conseqüentemente o espaço usado para busca, o dicionário do Dosvox armazena duas informações para cada palavra: seu radical (pense nisso como sendo a parte inicial da palavra) e sua lista de sufixos válidos. Para diminuir ainda mais, como a língua tem uma estrutura bastante homogênea para sufixos (mas não totalmente homogênea), os sufixos são agrupados em classes. Por exemplo, a mesma palavra "lindo". Ela poderia ser registrada com o radical "lind" e com as seguintes classes de sufixos. lind oaosas inhos amente Definição das classes [oaosas] o a os as [inhos] inho inha inhos inhas [amente] amente Então a palavra lindo tem as seguintes variantes: lindo linda lindos lindas lindinho lindinha lindinhos lindinhas lindamente Nota: usa-se a convenção de um sinal de igual (=) para indicar a possibilidade do uso do radical sem sufixo. 5.3) Exceções: a) nomes próprios e abreviaturas Nomes próprios e abreviaturas devem ser escritos usando maiúsculas no seu início, ou em partes da palavra. Então esses nomes devem ser registrados em separado, com sua grafia de maiúsculas correta. b) radicais defectivos Por razões de operacionalização, às vezes é conveniente registrar uma palavra com uma certa classe de variantes e depois dizer que uma variante específica não existe. Um exemplo é o verbo "colorir". Pode-se dizer que color v3 indicando que a palavra faz uso de radicais de verbo da terceira conjugação, que apenas não existe "coloro" (primeira pessoa do presente do indicativo). Então essa palavra "coloro" pode ser colocada como uma exceção. 5.4) ARQUIVOS USADOS Essa estrutura de informações é armazenada em quatro arquivos, todos localizados no diretório \Winvox: diciona.dic - o dicionário de radicais com suas listas de sufixos diciona.suf - a definição de cada lista de sufixos diciona.nom - a lista de nomes próprios e abreviaturas diciona.exc - a lista de exceções O arquivo diciona.dic deve, necessariamente, ser mantido em ordem alfabética, para aumentar o desempenho do sistema. 5.5) TÉCNICA DE BUSCA A técnica usada para a busca de uma palavra no dicionário consiste em tomá-la e buscar o maior radical possível para a palavra, e depois adicionar cada sufixo deste para tentar chegar à palavra. Caso não seja encontrada o radical ou caso os sufixos deste não sejam encontrados, tenta-se usar um radical com menos letras. 6) EXECUTAR PROGRAMAS A PARTIR DE COMANDOS EM UM TEXTO O Edivox executa qualquer comando que possa ser executado pela opção P do Dosvox ou pelo item executar do menu iniciar do Windows. Para tanto é suficiente que o comando esteja escrito em qualquer local de um arquivo texto e seja pressionada a tecla F12 com o cursor em qualquer parte do comando. Suponha por exemplo que você receba um e-mail com um link iniciado por http ou por www. Se pressionar F12 nesse link, o Webvox é aberto e a página em questão, chamada. Da mesma forma, escrevendo "mailto:" sem as aspas e seguido sem espaço em branco por um endereço de e-mail qualquer, o seu cliente de e-mail é aberto para que você redija uma carta para enviar àquele endereço. Seguindo o mesmo caminho, se quiser executar a calculadora vocal de dentro do edivox, digite \winvox\calcuvox.exe, pressione F12 e a calculadora abre; e assim por diante. 7) TELEFONAR Imagine você necessitando telefonar urgentemente para um número qualquer que esteja em sua agenda telefônica ou em qualquer arquivo editável pelo Edivox. Uma vez que você usaria uma das mãos pra digitar os algarismos no telefone, provavelmente teria de decorar o número inteiro a partir da sua agenda para depois digitar, ou então, usar uma mão para caminhar com as setas enquanto digitasse os algarismos no aparelho telefônico com a outra. Ambas essas alternativas não são muito práticas e tomam-lhe um precioso tempo que poderia ocupar com outros afazeres. Pensando nisso, o Edivox oferece-lhe o atalho CONTROL \ que, quando pressionado sobre um conjunto qualquer de algarismos - como um número de telefone -, gera os sons DTMF correspondentes e desse modo se seu telefone encontrar-se com linha o número será discado automaticamente. Os sons DTMF são aqueles sons que você ouve ao digitar cada tecla correspondente a um número no seu telefone; esses sons são enviados pelo bocal do aparelho para a central telefônica que os interpreta e gera a chamada. Levando isso em consideração, não é difícil deduzir que tais sons na realidade podem ser gerados por qualquer dispositivo que esteja próximo ao bocal do telefone. Se o aparelho fonador humano (leia-se a garganta e a boca de cada pessoa) fosse capaz de gerar os sons DTMF, os teclados dos aparelhos telefônicos seriam completamente dispensáveis. Caso possua um aparelho telefônico, proceda ao seguinte teste: Digite no Edivox um número de telefone, que caso necessário pode inclusive conter * e #, como geralmente contêm os números que chamam as centrais das operadoras de telefonia móvel; em seguida pegue seu aparelho telefônico e tire o telefone do gancho; quando der linha, aproxime bem o bocal de uma das caixas de som do computador e digite CONTROL \; você ouvirá imediatamente os sons DTMF discando o número que digitou no Edivox. Tão logo acabe de discar, ponha o telefone no ouvido e observe que efetivamente a chamada foi feita. Obs.: o número de telefone pode conter hifens ou parênteses em seu meio, sem prejuizo na discagem pelo comando CONTROL \ do Edivox. 8) OUTROS FORMATOS DE ARQUIVO SUPORTADOS o Edivox é capaz de converter para o formato txt arquivos do Microsoft Word com extensão .DOC e .RTF. Quando se tenta abrir algum arquivo escrito em um daqueles formatos com o Edivox, ele pergunta se deseja convertê-lo para texto; Recomenda-se fortemente responder que sim, pois aí o Edivox salva uma réplica do arquivo em formato texto e abre-o imediatamente para edição. Você fica então com dois arquivos: um no formato original e outro em formato texto. Caso responda que não quer converter, então o Edivox abre o arquivo no formato original, o que pode resultar num amontoado de caracteres não compreensíveis. 9) MODO DE COMANDO Como o EDIVOX possui dezenas de comandos, fica muitas vezes difícil lembrar deles. Para isso, o EDIVOX possui um "modo de comando". Pressionando a tecla F9 o computador pergunta: "Qual comando?" Para saber as opções pressione F1 Os comandos nesta forma de operar são compostos por duas ou três letras. A primeira letra informa o objeto de operação, por exemplo: A - arquivos, B - blocos, C - cursor, L - linha. A segunda letra indica o que queremos fazer com este objeto. Por exemplo: A letra R significa Remover. Assim, para remover uma linha poderíamos teclar F9 LR. Note que é muito mais prático teclar CONTROL Y para remover uma linha. Este modo é útil de duas formas: Primeiro - Existem comandos que não existem na forma de CONTROL; Segundo - É muito interessante explorar e conhecer todo potencial do EDIVOX desta forma, sem precisar ler o manual. Detalharemos a seguir o Modo de Comando: Teclando-se F9 o sistema pergunta: “Qual o comando?” Para saber as opções tecle F1 ou caminhe com as setas verticais. São os seguintes: C comandos de cursor L linha P procura de textos M margem A arquivos B blocos de linhas F acionamento da fala I instalação E letras especiais Pressione a tecla F1 para listar as opções ou caminhe com as setas. C COMANDOS DE CURSOR: (F9 C) Os comandos de manipulação do cursor são: - início do texto + fim do texto A avança parágrafo R recua parágrafo P posiciona em certa linha I apaga início da linha F apaga fim da linha L informa Linha C informa Coluna M memoriza posição do cursor V volta cursor à posição memorizada L COMANDOS DE LINHA: (F9 L) Os comandos de manipulação de linhas são: I insere uma linha acima A insere linha abaixo R remove linha V volta linha removida Q quebra linha em duas J Junta duas linhas P COMANDOS DE PROCURA: (F9 P) P procura texto N busca de novo T troca palavras por outras M COMANDOS DE MARGEM (F9 M) M informa margens T nova coluna de tabulação R remove todas tabulações A COMANDOS DE ARQUIVO (F9 A) I informa o nome do arquivo S salva arquivo e continua N edita um novo arquivo C salva como outro arquivo F salva e fim A abandona sem gravar X exporta formato IBM B COMANDOS DE BLOCO (F9 B) I início do bloco F fim do bloco M Move o bloco C Copia o bloco A adiciona o bloco a um arquivo O Ordena bloco R Remove bloco D desmarca bloco L lê arquivo gerando bloco G grava bloco em arquivo E embeleza bloco: C centra bloco M acerta margens A alinha com margens T tabula pela esquerda do bloco I intenta o bloco P parágrafo vira bloco J justifica o parágrafo do cursor S envia para servidor de fala V realiza a verificação ortográfica do texto X decodifica texto em outro formato U converte todas as letras para maiúsculas F COMANDOS DE ACIONAMENTO DA FALA (F9 F) L fala resto da linha T fala resto do texto I fala início da linha I COMANDOS DE CONFIGURAÇÃO/INSTALAÇÃO (F9 I) F fala I inserção com enter A acentuação S soletragem Q quebra de linha automática V velocidade 10) OUTROS COMANDOS F8 - informa a hora atual; CONTROL F8 – informa o dia; TAB ou CONTROL i - equivalente a teclar 4 espaços; CONTROL PAGE UP - posiciona cursor na primeira linha do texto; CONTROL PAGE DOWN - posiciona cursor na última linha do texto; CONTROL ESQUERDA - retorna uma palavra na linha; CONTROL DIREITA - avança uma palavra na linha; CONTROL HOME ou CONTROL CIMA - coloca o cursor na posição imediatamente acima; CONTROL END ou CONTROL BAIXO - coloca o cursor na posição imediatamente abaixo; CONTROL G – posiciona em uma linha específica; CONTROL L - informa a linha atual do cursor; CONTROL K - informa a coluna atual do cursor; CONTROL E - entra uma letra especial. São as seguintes: o: ozinho, (para números ordinais masculinos) a:azinho (para números ordinais femininos), p: parágrafo (para textos legislativos / normativos); CONTROL C ou CONTROL INSERT - copia bloco para área de transferência; CONTROL V ou SHIFT INSERT - cola conteúdo da área de transferência na posição do cursor; CONTROL A - informa nome do arquivo atual; CONTROL F12 - - informa a versão do Edivox CONTROL ALT F11 e CONTROL ALT F12 - ativa e desativa, respectivamente, o modo de digitação Perkins, no qual digita-se as letras como numa máquina de escrita em braille, usando as teclas FDS na mão esquerda e JKL na mão direita, tecladas simultaneamente de modo a obter-se o caracter desejado segundo a tabela de caracteres braille. Obs.: Para escrever letras maiúsculas neste modo, pressione novamente CONTROL ALT F11; CONTROL F6 - aciona a calculadora (ver seção 9); CONTROL F7 - troca o tamanho da tela; CONTROL F - fala texto até encontrar um sinal de pontuação (à exceção de hifens, vírgulas, parênteses, aspas, etc.); CONTROL P - imprime arquivo (salva antes); 11) CALCULADORA ELETRÔNICA 11.1) OPERAÇÕES VÁLIDAS E MODO DE ACIONAMENTO O Edivox conta com uma calculadora que lê as parcelas do texto e as reconhecendo e interpretando, oferece a totalização escrita na linha imediatamente abaixo da última parcela para manuseio pelo operador. O reconhecimento do final da conta dá-se pelo sinal = colocado após a última parcela como no exemplo abaixo: 1234 Caso se queira usar vírgulas e pontos, os milhares são repartidos por vírgulas e as casas decimais por pontos como no exemplo: 1,00.50 (um mil e cinqüenta centavos) Caso o ponto esteja no lugar da vírgula, a calculadora entende que a partir dele para a direita estarão as casas decimais e não o considera como marcação de milhar. Para maior velocidade na leitura da informação dos resultados, e entendimento imediato, somente aparecem as casas decimais quando são diferentes de 00 como nos exemplos: No caso de 10.00 a calculadora retira os dois zeros depois do ponto; e no caso 10.15 não sofre alteração e as duas casas decimais são mantidas. O mesmo é válido para um número maior, ou menor de casas decimais que pode ser editado no setor [EDIVOX] do dosvox.ini, na linha PARTEDECIMAL=X, onde X é o número de casas decimais. 11.2) AS 11 OPERAÇÕES E AS 50 CONVERSÕES VÁLIDAS As sete operações e 50 conversões válidas executadas com precisão pela calculadora eletrônica do Edivox são: + adição - subtração * multiplicação / divisão % porcento & elevação ao quadrado \ raiz quadrada | ou x potenciação @ ou X comprimento de uma circunferência ou y área de um círculo $ ou Y volume de uma esfera a- alqueire do norte para metros quadrados A- alqueire mineiro para metros quadrados b- alqueire paulista para metros quadrados B- centímetros para pés c- centímetros para polegadas C- centímetros quadrados para pés quadrados d- galões para centímetros cúbicos D- galões para litros e- gramas para libras E- gramas para onças f- hectare para metros quadrados F- jardas para centímetros g- jardas para metros G- jardas quadradas para metros quadrados h- libras para gramas H- libras para quilogramas i- litros para quartos I- metros para jardas j- metros para pés J- metros para polegadas k- metros quadrados para jardas quadradas K- metros quadrados para pés quadrados l- metros por minuto para centímetros por segundo L- metros por minuto para pés por segundo m- milhas para quilômetros M- milhas para nós n- milhas quadradas para quilômetros quadrados N- milhas por hora para metros por segundo o- milhas por hora para quilômetros por hora O- nós para quilômetros por hora p- onças para gramas P- onças para quilogramas q- pés para centímetros Q- pés por minuto para centímetros por segundo r- polegadas para centímetros R- polegadas para pés s- quartos para litros S- quilogramas para libras t- quilômetros para milhas T- quilômetros para pés u- quilômetros quadrados para jardas quadradas U- quilômetros quadrados para milhas quadradas v- quilômetros por hora para milhas por hora V- quilômetros por hora para pés por minuto w- Fahrenheit para Celsius W- Celsius para Fahrenheit x potenciação X comprimento de uma circunferência y área de um círculo Y volume de uma esfera Esta tabela não precisa ser consultada, pois ao se posicionar em uma linha onde haja um valor numérico e um sinal de igual, ao ser ativada com CONTROL F6, a calculadora entra automaticamente em modo interativo, bastando que se selecione com as setas, o tipo de conversão que deseja e se tecle ENTER. Não há limite para o número de parcelas a serem calculadas. Em todas as operações normais fora do modo interativo, o cursor deve estar posicionado no início das parcelas, exatamente em cima da primeira; quando se tecla CONTROL F6 O cálculo é executado a partir dela até a última, e o total virá logo abaixo da última, onde o cursor encontrar-se-á posicionado. Caso deseje iniciar o cálculo a partir de uma parcela intermediária, basta posicionar nela o cursor e teclar CONTROL F6. Importante: os sinais devem estar juntos dos algarismos, sem espaços em branco entre eles. Veja um exemplo do que não se deve fazer: 100 + Essa parcela que contém um espaço em branco entre o 100 e o sinal de + será desconsiderada e o resultado não a levará em conta. Os sinais matemáticos das operações jamais devem estar antes e colados no primeiro algarismo da parcela como no exemplo: +100 Esse sinal é ignorado pela calculadora e pode induzi-la a erro no cálculo. Ela está programada para considerar apenas sinais posteriores às parcelas e que estejam colados à elas. Caso haja uma linha em branco no meio das parcelas, a calculadora acusa erro de leitura nas parcelas, e posiciona o cursor na linha do erro para que seja corrigido e torne-se a repetir a operação. Caso falte algum sinal matemático, também é acusado um erro na leitura das parcelas e o cursor é posicionado na parcela onde falta o sinal para que seja colocado e possa prosseguir-se no cálculo. 11.3) AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS Para efetuar uma adição, basta colocar o sinal de + após os algarismos, e no final da última parcela o sinal de = como no exemplo: 100+ 200.0+ 300.00Total: 600 Observe que as casas decimais por serem zero foram ignoradas no resultado. Todas as operações dos demais casos mostrarão duas casas decimais nos resultados finais, ainda que para efeito de cálculos todos os algarismos sejam considerados como no exemplo: 1.209+ 1.001Total: 2.21 Se apenas fossem consideradas duas casas decimais para efeito de cálculo, o resultado seria 2.20 Para efetuar-se uma subtração, basta colocar o sinal de - após os algarismos, e no final da última parcela o sinal de = como no exemplo abaixo: 400- 200.0- 100.00Total: 100 Pode se subtrair um número maior de um menor, e o resultado será negativo como no exemplo: 200.00- 300Total: -100 Para multiplicar, coloque o sinal de * após o último algarismo das parcelas, e no final da última o sinal de = como no exemplo: 2* 20.20Total: 40.40 Podem ser efetuadas multiplicações contendo várias parcelas em seqüência como no exemplo: 2* 3* 6Total: 36 Para dividir colocque o sinal de / após o último algarismo das parcelas, e no final da última parcela o sinal de = como no exemplo: 100.10/ 2Total: 50.05 11.4) PORCENTAGEM Basta colocar o sinal de % após os algarismos, e no final da parcela seguinte o sinal de = como no exemplo: 10% 100Total: 10 Pode combinar essa operação de % com outras como por exemplo: 10% 100* 2Total: 20 11.5) RADICIAÇÃO Para extrair a raiz quadrada de um número, basta colocar o sinal de \ na linha anterior à da parcela e o número seguido do sinal de = como no exemplo: \ 81Total: 9 Não deve haver parcela na linha acima do sinal de \ como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo radiciado como no exemplo: \ 81* 10Total: 90 11.6) POTÊNCIAS Eleve um número ao quadrado Colocando o sinal de & na linha anterior à da parcela, e o número seguido do sinal de = como no exemplo: & 9= Total: 81 Não deve haver parcela na linha acima do sinal de & como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo elevado ao quadrado como no exemplo: & 9/ 3= Total: 27 Há duas formas de elevar um número a uma potência: A primeira, que pode ser usada entre parcelas com cálculo automático é a seguinte: Se quiser calcular cinco elevado ao quadrado escreva assim: 5| 2= Em outro exemplo: dois mais três elevado ao quadrado mais 5 escrevemos: 2+ 3| 2+ 5= Lembre que a calculadora soma primeiro, para depois fazer o cálculo da potência, ficando dois mais três que é cinco' elevado ao quadrado. A segunda forma de usar a potenciação é a a conversão, com a letra x minúscula da seguinte forma: Coloque a letra x na linha anterior à da parcela, e o número seguido do sinal de =. Ao acionamento, seguirá a pergunta: "Qual a potência?". Digite o número desejado e tecle ENTER. A resposta será como no exemplo abaixo em que se digitou 2: | 99 elevado a 2 é igual a 81 Não deve haver parcela na linha acima do sinal de | como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo elevado ao quadrado como no exemplo: | 9/ 3Total: 27 11.7) COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME DA CIRCUNFERÊNCIA, CÍRCULO E ESFERA coloque o sinal correspondente @ para o comprimento do círculo, # para a área da circunferência e $ para o volume da esfera na linha anterior à da parcela e o valor do raio seguido do sinal de = como nos exemplos: @ 4A circunferência com 4 unidades de raio tem 25.13 unidades de comprimento # 4O círculo com 4 unidades de raio tem 25.13 unidades ao quadrado de área $ 4A esfera com 4 unidades de raio tem 268.08 unidades cúbicas de volume A título de curiosidade o número PI utilizado pela calculadora, com o máximo de 17 casas decimais é: Pi = 3.14159265358979312 11.8) CONVERTENDO PESOS E MEDIDAS DE a a y e A a Y Para converter um número de acordo com as 50 conversões possíveis constantes da tabela de conversão da calculadora eletrônica do Edivox, basta colocar a letra correspondente entre a e y, maiúscula ou minúscula, na linha anterior à da parcela e o número seguido do sinal de = como no exemplo: e 500500 gramas equivalem a 1.10 libras Não pode haver parcela na linha acima da letra correspondente à conversão que se deseja efetuar, como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo convertido como no exemplo: e 500* 10Total: 11 11.9) COMENTÁRIOS Esta calculadora permite que se adicione comentários anteriores a cada parcela, pois ela ignora qualquer caracter que esteja colocado antes da parcela desde que esteja separado desta com um espaço em branco como no exemplo onde se calcula o número de horas existentes em um ano: Número de meses de um ano 12* Número de dias de um mês padrão 30* Número de horas de um dia 24Total: 8640 Outro exemplo, acrescentando comentário antes da letra e correspondente a conversão de gramas em libras: Converta 500 gramas em libras e 500500 gramas equivalem a 1.10 libras 11.10) DUAS PARCELAS NUMA MESMA LINHA Se quisermos isolar um determinado cálculo, para que seja usado sem cumulatividade, devemos colocá-lo entre parênteses da seguinte forma: 3+ (2*4)= Total: 11 A parcela com os dois argumentos pode estar numa única linha e o cálculo será realizado, desde que não faltem os parênteses e o sinal de igual. Seguem alguns exemplos de como devemos usar os sinais nesses cálculos: (2|3), dois elevado ao cubo. (\9), raiz quadrada de nove. (&4), quatro elevado ao quadrado. (4%90), quatro porcento de noventa. ($30), volume da esfera com 30 unidades de raio. (4/2), quatro divididos por dois. E desse modo, todas as 11 operações e 50 conversões podem ser usadas entre parênteses. Observe a diferença: 3+ 2| 3= O cálculo realizado será de 5 (3 + 2) elevado ao cubo que resultará em 125. Mas se isolarmos as duas últimas parcelas com parênteses, teremos: 3+ (2|3)= O resultado será 3 somados ao resultado de dois elevado ao cubo, que será igual a 11. Essa é a vantagem de podermos isolar duas determinadas parcelas no meio de outras. Caso se deseje, a calculadora pode processar apenas a linha com parênteses, desde que haja um sinal de igual após o sinal de fecha parênteses. 11.11) MODO DE CONVERSÃO INTERATIVA. Para usar o modo interativo, basta posicionar-se numa linha onde haja um número seguido do sinal de igual. A calculadora interpretará que se deseja efetuar uma conversão e ativará o modo interativo automaticamente bastando digitar CONTROL F6. Nesse momento, caso deseje ouvir todas as 50 conversões da calculadora, tecle F1, todavia, caso deseje usar as setas, caminhe entre elas e tecle ENTER na conversão desejada. Caso queira ir para uma conversão que fica no final, ou se desejar saber se ela existe, tecle a letra correspondente, após o primeiro toque na seta para baixo, e instantaneamente a calculadora posicionar-se-á na letra digitada. As conversões estão em ordem alfabética, facilitando uma eventual busca.