GESTOR DE SCRIPTS - MANUAL DO USUÁRIO Por: Cleverson Casarin Uliana SUMÁRIO 1) INTRODUÇÃO 2) COMO FUNCIONA 2.1) CATEGORIAS 2.2) LISTA DOS SCRIPTS 2.3) DIGITAR NOME DE SCRIPT PARA EXECUTAR 2.4) LER MANUAL DO GESTOR 2.5) TERMINAR 1) INTRODUÇÃO A linguagem Scriptvox foi desenvolvida pelo prof. José Antonio Borges em meados de 2000, visando ao estímulo dos usuários de Dosvox para o aprendizado dessa e de outras linguagens de programação, bem assim o uso das mesmas no desenvolvimento de Interfaces adaptativas com as mais diversas aplicações e soluções de conforto para o quotidiano pessoal. Desde aquela época e persistindo até hoje, surgiram centenas dessas interfaces e outras soluções, as quais, ao longo do tempo encontraram-se dispersas por todo o universo dos usuários de Dosvox. O Gestor de Scripts pretende facilitar os primeiros contatos com a linguagem Scriptvox, bem assim o gerenciamento racional de todos os scripts presentes no sistema Dosvox. Nesse sentido, vale lembrar que o próprio Gestor é escrito em Scriptvox e pode ter seu fonte visualizado em tempo real de execução; tal medida, esperamos, encorajará nossos usuários a interessar-se em aprender e explorar um pouco mais dessa linguagem genuinamente em idioma português e com um tremendo potencial latente e à espera de uma oportunidade para desabrochar. A presente versão do Gestor conta com um sistema de ordem por categorias que se nos tem mostrado extremamente eficiente na gestão dos scripts do Dosvox. Em versões futuras, o Gestor trará ainda a possibilidade de criar scripts interativamente, sem ter de decorar todos os comandos e funções da linguagem. Cumpre, por fim, ressaltar que a autoria de cada um dos scripts presentes no Dosvox foi devidamente preservada e está contida sempre nas primeiras linhas (linhas de comentário) de cada programa. 2) O GESTOR O Gestor não é um arquivo executável padrão do Windows, cujas informações de processamento estejam encapsuladas. Ao contrário, trata-se de um script .cmd como os tantos outros; ele encontra-se na pasta \winvox\scripts e pode, portanto, ter seu nome (Gescript.cmd) digitado diretamente no campo de entrada do interpretador Scriptvox quando da pergunta "nome do arquivo cmd a executar ?". Outra opção, naturalmente, é executar o Gestor de Scripts.cmd diretamente da opção de arquivos do Dosvox. Ao ser iniciado, o Gestor dá as boas vindas e pergunta sua opção. Para conhecê-las, pressione F1 ou ande com as setas verticais; são elas: L - lista de scripts por categoria D - digitar nome de script para ser executado M - ler manual do assistente F ou ESC - terminar o programa 2.1) CATEGORIAS Teclando L no menu principal, é apresentada a lista com as categorias, cada uma contendo alguns scripts destinados a funções relacionadas. Se houver, por exemplo, a categoria "operações com arquivos", significa que todos os scripts dentro ali realizam operações relacionadas com arquivos, pastas, etc. Da mesma forma, a categoria "jogos" indica que ali só há scripts lúdicos; e assim por diante. Todas as categorias, em verdade, nada mais são que as subpastas de \winvox\scripts, cada qual com os arquivos correspondentes que são listados quando da escolha da categoria desejada. Pressionando Enter numa categoria você entra na lista dos scripts ali contidos. Caso queira retornar às categorias, basta teclar ESC. 2.2) LISTA DOS SCRIPTS Quando na lista dos Scripts, você pode, após escolher aquele desejado, teclar as seguintes opções que são listadas quando se pressiona F1 ou F9 e caminha com as setas: Enter ou X - Executa o Script selecionado com o Scriptvox. Note que o Gestor já é executado usando o Scriptvox, logo a operação de executar um Script a partir do Gestor executa uma segunda janela de Scriptvox, a qual na realidade em nada interfere com o script executado pela primeira, sendo que ao terminar a execução do script chamado, retorna-se normalmente ao Gestor. E - Edita o script selecionado com o Edivox. Ao fechar, retorna à lista de scripts no Gestor. R - remove o script. Essa operação na realidade não apaga permanentemente o arquivo .cmd e sim move-o para a lixeira do Windows. N - troca o nome do Script; o novo nome deve ter a extensão .CMD para poder aparecer na lista dos Scripts. A - adiciona a esta categoria um script que já exista em outra pasta; você deve informar primeiro a pasta onde está o script, e após teclar Enter o nome propriamente dito do script que então será adicionado. 2.3) DIGITAR NOME DE SCRIPT PARA EXECUTAR Teclando D no menu principal do Gestor, lhe é perguntado o nome do arquivo cmd a executar. Essa operação é idêntica a quando executamos o Scriptvox a partir do menu de utilitários do Dosvox, aplicando-se inclusive as mesmas observações feitas acima para a execução de scripts a partir da lista gerada pelo Gestor. 2.4) LER MANUAL DO Gestor Essa opção abre este manual no Edivox. Pode-se alterar o programa aberto com o manual, bastando para tanto abrir no Edivox o arquivo \winvox\scripts\Gestor de Scripts.cmd, encontrar dentro dele a linha abaixo e substituir o caminho do executável do Edivox pelo correspondente do programa desejado. executa "\winvox\edivox \winvox\manual\gescript" 2.5) TERMINAR Se teclar ESC, é pedida a confirmação de saída do Gestor. Se, contudo, quiser fechá-lo sem confirmação, basta teclar ALT F4.