ORÁCULO CHINÊS - ICHINVOX – MANUAL DE OPERAÇÃO SUMÁRIO 1) SOBRE O MÉTODO DE CONSULTA 2) OPERAÇÃO GERAL 3) ALGUNS COMENTÁRIOS APÊNDICE A: RELAÇÃO GERAL DOS TRIGRAMAS APÊNDICE B: RELAÇÃO GERAL DOS HEXAGRAMAS 1) SOBRE O MÉTODO DE CONSULTA O programa ICHINVOX apresenta uma automatização do processo de consulta ao I CHING, através da simulação da jogada de moedas pelo acionamento de teclas. O método original é o seguinte: a) São realizadas 6 jogadas com 3 moedas e computadas as somas de cada jogada, considerando que cara vale 2, coroa vale 3. b) Cada uma dessas jogadas pode obter apenas as somas 6, 7, 8, 9. Associa-se a cada um desses valores os símbolos a seguir: 7 ou 9 - um segmento de reta (linha cheia) 6 ou 8 - esse segmento com um pedacinho faltando no meio (linha quebrada). c) Essas linhas vão sendo empilhadas de baixo para cima para formar um desenho. Esse desenho, também chamado "hexagrama" pode ser dividido em dois "trigramas", o inferior e superior. Esses trigramas fazem referência a arquétipos básicos, mostrados no apêndice A. d) Cada hexagrama é associado a um texto, dividido em duas partes: julgamento e imagem. Esses textos apresentam as informações que contém a resposta. Normalmente esses textos são escritos na forma de metáforas. Esse texto é chamado DIAGNÓSTICO, e representa a explicação da situação ou momento atual. e) As linhas 6 e 9 são chamadas linhas móveis ou mutações, e são associadas a mensagens adicionais ao DIAGNÓSTICO. Podem algumas vezes ser interpretadas como conselhos. f) Revertendo-se as linhas móveis, ou seja, transformando-se 6 em 7, e 9 em 8, obtém-se um outro hexagrama, denominado PROGNÓSTICO, que é a previsão das conseqüências (ou do futuro, numa visão simplista). 2) OPERAÇÃO GERAL O programa é acionado pela opção J (Jogos) O (Oráculo).O programa pede para que a pessoa mergulhe nos seus problemas e tecle Enter. Nesta hora, pode- se digitar a pergunta desejada e teclar Enter. Obs.: É igualmente válido deixar que o I CHING fale sozinho, sem realizar uma pergunta específica (ou seja, simplesmente teclando Enter). Igual atitude pode ser seguida se o I CHING for usado como ferramenta de auto- conhecimento. Em seguida, pressiona-se 3 teclas em seqüência, e escuta-se um som contínuo ou dividido, relativo à linha formada (cheia ou quebrada), para que se possa criar uma imagem mental do hexagrama formado. Isso é feito 6 vezes (ou seja, 3 vezes 6 = 18 tec Finalmente pode-se pedir as respostas, através da escolha de uma opção: D o computador lê o diagnóstico L o computador lê as linhas móveis (mutações) P o computador lê o prognóstico Lido o texto, o computador pergunta se o usuário deseja explicações. Normalmente o texto é bastante encríptico para quem nunca consultou, e assim, é feita uma interpretação mais simples do texto. É importante notar que a interpretação, embora ajude muitas vezes, deve ser usada apenas quando a imagem mental da resposta não consegue ser formada pela leitura exclusiva do hexagrama (e isso ocorre freqüentemente quando não se tem o costume de consultar o I CHING). Existem outras opções úteis em diversas situações: R resumo técnico, com todos os detalhes do cálculo dos trigramas e hexagramas. G gravar em disco a descrição detalhada da consulta (é um texto muito extenso). N iniciar nova consulta F fim É prevista também uma ajuda, ao teclar uma tecla inválida (em especial F1). 3) ALGUNS COMENTÁRIOS a) O I CHING não é um brinquedo. É uma poderosíssima ferramenta de auto- análise. Autores muito famosos como Jung utilizavam o I CHING muito freqüentemente (inclusive o prefácio alemão do Livro das Mutações é do próprio Jung). Não deve, portanto, ser jogado por crianças, ou de forma leviana. b) Não aconselho realizar mais do que três consultas por dia sobre o mesmo problema. À medida que se pergunta, nossa capacidade de realizar a conversão mental dos arquétipos fica extremamente obliterada, e o I CHING não cumpre seu papel: possibilitar um mergulho profundo no inconsciente. c) Existem versões bíblicas do I CHING (por exemplo, do pastor americano Joseph Murphy), em que os textos originais chineses foram substituídos por textos bíblicos. Eu já consultei estes textos, no passado, e são extremamente bem feitos, com um cuidado de equivalência de quem conhece muito bem os textos bíblicos. Eu gostaria de ter introduzido também essa possibilidade, mas infelizmente não tenho hoje acesso a esses textos. Entretanto a inclusão deles, se alguém me fornecer digitados (ou escaneados) e conferidos, é bastante simples. d) Os textos do programa foram escaneados do livro "I CHING", de Richard Wilhelm, criado em 1956, traduzido do alemão por Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto, e publicado pela Editora Pensamento. Esse material tem CopyRights. Portanto este programa não pode, em nenhuma hipótese, ser vendido e muito menos colocado na Internet. Ele serve apenas como meio que possibilita os deficientes visuais terem acesso a uma informação que, de outra forma, seria totalmente impossível. e) Mesmo reconhecendo que "este programa é muito legal, e que todo mundo quer ter uma cópia", eu explicitamente proíbo sua duplicação para qualquer pessoa que não seja deficiente visual, para que o projeto DOSVOX não venha a ser processado por uso indevido de material registrado. Estou aqui, com a salvaguarda da lei estadual (projeto da deputada Cecília Passarelli, do estado de São Paulo) que faculta a reprodução de material impresso em disquete para pessoas cegas. f) Uma cópia gratuita deste programa pode ser solicitada exclusivamente pelos usuários deficientes visuais do projeto DOSVOX ao CAEC - Centro de Atendimento Educacional ao Cego Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Computação Eletrônica tel. (021) 598-3198 APÊNDICE A: RELAÇÃO GERAL DOS TRIGRAMAS Nas linhas abaixo, C significa cheia, e Q quebrada. CCC - O CRIATIVO, a figura do CÉU QQQ - O RECEPTIVO, a figura da TERRA CQQ - O INCITAR, a figura do TROVÃO QCQ - O ABISMAL, a figura da ÁGUA QQC - A QUIETUDE, a figura da MONTANHA QCC - A SUAVIDADE, a figura do VENTO ou MADEIRA CQC - O ADERIR, a figura do FOGO CCQ - A ALEGRIA, a figura do LAGO APÊNDICE B: RELAÇÃO GERAL DOS HEXAGRAMAS 1 - O CRIATIVO 2 - O RECEPTIVO 3 - DIFICULDADE INICIAL 4 - A INSENSATEZ JUVENIL 5 - A ESPERA (NUTRIÇÃO) 6 - CONFLITO 7 - O EXÉRCITO 8 - MANTER-SE UNIDO (SOLIDARIEDADE) 9 - O PODER DE DOMAR DO PEQUENO 10 - A CONDUTA (TRILHAR) 11 - PAZ 12 - ESTAGNAÇÃO 13 - COMUNIDADE COM OS HOMENS 14 - GRANDES POSSES 15 - MODÉSTIA 16 - ENTUSIASMO 17 - SEGUIR 18 - TRABALHO SOBRE O QUE SE DETERIOROU 19 - APROXIMAÇÃO 20 - CONTEMPLAÇÃO (A VISTA) 21 - MORDER 22 - GRACIOSIDADE (BELEZA) 23 - DESINTEGRAÇÃO 24 - RETORNO (O PONTO DE TRANSIÇÃO) 25 - INOCÊNCIA (O INESPERADO) 26 - O PODER DE DOMAR DO GRANDE 27 - AS BORDAS DA BOCA (PROVER ALIMENTO) 28 - PREPONDERÂNCIA DO GRANDE 29 - O ABISMAL (ÁGUA) 30 - ADERIR (FOGO) 31 - A INFLUÊNCIA (CORTEJAR) 32 - DURAÇÃO 33 - A RETIRADA 34 - O PODER DO GRANDE 35 - PROGRESSO 36 - OBSCURECIMENTO DA LUZ 37 - A FAMILIA 38 - OPOSIÇÃO 39 - OBSTRUÇÃO 40 - LIBERAÇÃO 41 - DIMINUIÇÃO 42 - AUMENTO 43 - IRROMPER (A DETERMINAÇÃO) 44 - VIR AO ENCONTRO 45 - REUNIÃO 46 - ASCENSÃO 47 - OPRESSÃO (A EXAUSTÃO) 48 - O POÇO 49 - REVOLUÇÃO 50 - O CALDEIRÃO 51 - O INCITAR (COMOÇÃO, TROVÃO) 52 - A QUIETUDE (MONTANHA) 53 - DESENVOLVIMENTO (PROGRESSO GRADUAL) 54 - A JOVEM QUE SE CASA 55 - ABUNDÂNCIA (PLENITUDE) 56 - O VIAJANTE 57 - A SUAVIDADE (O PENETRANTE, VENTO) 58 - ALEGRIA (LAGO) 59 - DISPERSÃO (DISSOLUÇÃO) 60 - LIMITAÇÃO 61 - VERDADE INTERIOR 62 - A PREPONDERÂNCIA DO PEQUENO 63 - APÓS A CONCLUSÃO 64 - ANTES DA CONCLUSÃO