LETRIX - O JOGO DAS PALAVRINHAS 1. Introdução O Letrix é um jogo destinado a ser usado na fase de alfabetização. O objetivo é simples: a pessoa digita uma ou mais palavras, aperta enter e o computador fala as palavras. Apertando-se DEL (ou f7), a palavra é apagada. Apertando-se Backspace, a última letra é removida. Apertando-se seta para direita, as letras digitadas são soletradas. As letras são desenhadas em tamanho grande na tela. O tamanho, a cor da letra e a cor do fundo da janela podem ser selecionados usando algumas teclas de função (veja abaixo). Qualquer palavra pode ser associada a um som pré-gravado. Como exemplo, já vem gravados sons para algumas palavras (ai, ei, oi, ui, uau, bonito). Quando se aperta Enter, se a palavra tiver um som associado, ele também será tocado. Para terminar o jogo aperta-se ESC. 2. Opções do programa F1 - Ajuda F2 - troca a cor do fundo F3 - troca a cor da letra F4 - soletra ou não F5 - aumenta o tamanho da letra F6 - diminui o tamanho da letra F7 - apaga palavra F8 - fala a hora F9 - interpreta ou não quando tecla enter F10 - volta à configuração original F12 - gravação do som associado à palavra teclada Seta para a direita: soletrar ESC - termina 3. Gravação de um som novo Deve-se usar um microfone para computador, ou ainda melhor, um microfone com impedância de 600 ohms de boa qualidade. Antes de gravar, deve-se verificar o volume do microfone e se ele está habilitado para gravação. Nota: A forma mais usual de verificar este volume é com o mouse, clicando duas vezes no ícone do alto-falante que aparece no canto inferior direito da tela, selecionando-se opções, propriedades, gravação e selecionando o microfone (numa caixinha de seleção) ajustando o volume para cerca de 50 por cento. (se o volume ficar baixo ou alto na hora de gravar, ajustar de novo este volume). Nota 2: É possível também ajustar este volume com as teclas através do programa sndvol32, mas esse procedimento exige uma certa habilidade do usuário, e portanto não falaremos disso aqui. Consulte o projeto DOSVOX para maiores explicações se necessário. Para gravar deve-se apertar a tecla F12. O programa falará: Prepare o microfone! Aperte ENTER para gravar depois ENTER de novo para terminar É possível gravar até 10 segundos de som, aproximadamente. Ao fim da gravação o som será exibido, e o computador perguntará: Aperte enter se você gostou deste som, outra letra se não gostou Caso se aperte enter, aquela palavra será registrada 4. Configuração manual Todas as palavras e sons ficam registrados no diretório \winvox\som\letripal O arquivo letrix.cnf contém a relação de palavras registradas e pode, eventualmente ser editado à mão. O formato deste arquivo é simples: a palavra seguida do nome do som, por exemplo: oi oi.wav Editando manualmente o arquivo letrix.cnf pode-se eliminar palavras, ou introduzir manualmente novas palavras. Os sons também podem ser gravados externamente ao letrix, e depois incorporados a este diretório.