TRANSCOD - TRANSCRITOR MATEMÁTICO INTRODUÇÃO A produção de textos de Matemática no computador, para posterior impressão em Braille, depende do domínio da símbologia Braille a ser produzida, considerando-se, ainda, as indispensáveis adaptações prévias que devem ser feitas por quem domine o Sistema Braille. Deste modo, o digitador poderá seguir um dos seguintes caminhos: 1. dominar a tabela de conversão da impressora Braille que vai ser utilizada e utilizar o teclado do computador de forma conveniente; 2. utilizar o programa de Teclado Braille - TBRAILLE - de forma alternativa com o teclado normal, ou mesmo utilizá-lo exclusivamente. Este programa permite que se digite no teclado do computador, como se fosse uma impressora Braille, fazendo uso dos caracteres f, d, s na mão esquerda (para representar os pontos 1, 2 e 3 de Braille) e j, k, l na mão direita (para representar os os pontos 4, 5 e 6). Nota: O TBRAILLE já se encontra incorporado ao DOSVOX para DOS em suas mais recentes versões. 3. Usar o programa TRANSCOD como um pré-processador do texto matemático, que é criado utilizando-se convenções muito simples de digitar. O pré-processador gera como resultado um texto convertido para uma forma de transcrição que obedece à símbologia matemática, e que pode ser automaticamente impressa usando a ferramenta de impressão Braille do sistema DOSVOX (programa Braivox). O programa TRANSCOD vem atender a interesses de profissionais de produção Braille, bem como a de usuários pouco familiarizados com a Matemática e com sua símbologia específica em Braille. O presente trabalho se baseia integralmente no Código Matemático Unificado (CMU) das línguas portuguesa e espanhola. Seu campo de abrangência é a dos símbolos usados predominantemente no Ensino Fundamental e nos textos literários, em geral. FUNCIONAMENTO BÁSICO O TRANSCOD toma um texto original que contem símbologias matemáticas e o converte para que siga as convenções de matemática usadas em Braille. Desta forma, para imprimir um texto em Braille com codificação matemática, as seguintes fases estão envolvidas: 1. digitar o texto segundo as convenções mostradas a seguir 2. executar o programa transcod usando como entrada este arquivo, e como saida um arquivo qualquer (por exemplo saida.txt) 3. Executar o impressor Braille (braivox) tendo como entrada este arquivo (opção I do DOSVOX). Nota: Este arquivo de saída (já convertido) pode ser incluído para fazer parte de algum outro arquivo que contenha texto corrido não matemático. Em geral um texto original que é lido pelo TRANSCOD é quase uma representação direta da símbologia matemática, antecedendo-se cada símbolo por um caractere crase. Por exemplo, uma operação de soma, normalmente escrita como 2+3=5 deveria ser digitada como 2'+3'=5 Em geral, poucos cuidados são necessários durante o processo de digitação. As convenções para símbolos especiais, que não existem no teclado (por exemplo o sinal de pertence), são fáceis de decorar (`pertence). Alertamos os usuários do programa para duas situações que podem gerar dificuldades para a digitação do texto matemático: a) o corte da expressão ou sentença matemática ao fim de uma linha b) o uso de parênteses auxiliares, usados em Braille para dirimir ambiguidades que não ocorrem em escrita matemática convencional. Estas dificuldades podem ser superadas pela prévia adaptação do texto a ser digitado. REGISTRO DOS CÓDIGOS DE CONVERSÃO O arquivo \dosvox\codmat.amb registra as convenções utilizadas. Toda vez que o programa de conversão encontra uma crase isolada no texto, ele busca sua correspondência no arquivo de conversão e gera no novo texto essa trecho convertido. Novas convenções podem eventualmente serem introduzidas no arquivo. Para isso basta adicionar novas linhas ao final. É importante notar que a codificação sempre é feita na ordem em que as informações estão no arquivo, ou seja, se houver alguma repetição ou alguma palavra contida em outra, apenas a primeira (na ordem do arquivo codmat) será convertida. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS O programa utiliza a letra crase como indicadora de uma conversão. Deve-se digitar o arquivo a ser impresso, que contem sentenças matemáticas, utilizando as convenções usadas neste arquivo, mostradas a seguir: ;---------------------------------------------------- ; Convenções para digitação de Matemática em Braille ; Autores: Jonir Bechara e Antonio Borges ; Em 18/1/99 ;---------------------------------------------------- Símbolos fundamentais Sinal de soma `+ Sinal de menos `- Sinal de multiplicação `* Sinal de multiplicação usando ponto 3 `. Sinal de divisão `/ cifrão `$ Módulo `|| Valor absoluto `| porcento `% por mil `pormil Símbolos de comparação Igual `= Diferente `@= Diferente (outra opção) `<> Aproximadamente igual `~= Assim como `:: Menor `< Símbolo de não (usado como não maior, etc) `não Maior `> Menor ou igual `<= Maior ou igual `>= Símbolo de implicação (deixar espaço antes e depois) `imp Equivalente (deixar espaço antes e depois) `eqv não previstos: múltiplo de, divide a, divisor primo Símbolos de agrupamento Abre parênteses `( Fecha parênteses `) Abre colchetes `[ Fecha colchetes `] Abre chaves `{ Fecha chaves `} Abre parênteses auxiliares ``( Fecha parênteses auxiliar ``) Índices Elevado a `elev Índice `ind í Indicador de linha ou derivada (p.ex.: x') `' Raiz Quadrada `\/ Indicador de fim de raiz `\\ Indicador de início de raiz `\ Símbolos de Conjuntos N* `N* N (conjunto dos naturais) `N Z* `Z* Z+ `Z+ Z- `Z- Z (conjunto dos inteiros) `Z Q* `Q* Q+ `Q+ Q- `Q- Q (conjunto dos racionais) `Q R* `R* R+ `R+ R- `R- R (conjunto dos reais) `R C* `C* C+ `C+ C- `C- C (conjunto dos complexos) `C vazio `vazio contém `contém contido `contido interseção `inter união `união Pertence `pertence cartesiano `cartesiano tal que `tq Obs.: para negar use, por exemplo `não`contém (união de símbolos já vistos) Símbolos de geometria grau `grau Obs.: minuto e segundo correspondem a linha ou duas linhas, respectivamente semireta `semireta segmento `segmento arco `arco Ângulo reto `angreto ângulo `ang Arco relacionado com ângulo `arcang Triângulo `triang `ú Triângulo retângulo `triretang Quadrado `quad _y Retângulo `retang reta `reta Polígono `polig Circunferência `circunf Semelhante a `semel equivalente a `equ Congruente a `congr Paralelo a `paralelo Oblíquo `oblíquo Perpendicular `perpend