logotipo da Universidade do Porto Doutoramento de Dolores Tomé

banca avaliadora reunida após a defesa

-- Prova de Doutoramento --

No dia 6 de Janeiro de 2017, coincidentemente a exatos 165 anos da data de falecimento de Louis Braille (ilustre inventor do método Braille), a Profa. Dolores Tomé defendeu sua tese de Doutorado intitulada:

"A infocomunicação em harmonia com a musicografia braille: proposta de plataforma digital inclusiva".

A tese foi centrada na vasta experiência de muitos anos de ensino e divulgação da Musicografia Braille, agregada a uma sólida base teórica
adquirida em sua pesquisa de doutoramento na Universidade do Porto.

A defesa de Doutoramento do curso de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) foi assistida com grande interesse, não apenas por tratar de fatos consistentes e de vivência, mas também por suscitar novas alternativas no sentido da ampliação das perspectivas atuais que envolvem as atividade de ensino de música para pessoas cegas.

A tese teve orientação do Professor Doutor Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva e co-orientação da Professora Doutora Margarida Almeida

Os arguentes foram os Professores Doutores Augusto Deodato Guerreiro e Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de Sousa.

Link de divulgação da apresentação da tese no site da Universidade do Porto

Tese (FORMATO PDF)

Apresentação (FORMATO PPTX)

Página de Agradecimentos.(FORMATO HTML)

-- Banca avaliadora --

Júri das provas de Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais da Universidade do Porto.

Presidente:

• Doutora Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Vogais:

• Doutor Paulo Vaz de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

• Doutor Augusto Deodato Guerreiro, Professor Catedrático da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;

• Doutora Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de Sousa, Professora Convidada da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria;

• Doutor Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;

• Doutora Maria Fernanda da Silva Martins, Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Documento original da Reitoria da Universidade do Porto (Nomeação do Júri)

• -- Fotos da apresentação --

Banca avaliadora

Dolores Tomé - em destaque a bandeira do Brasil

banca avaliadora reunida após a defesa

-- Outras fotos --

Após o Doutoramento, Dolores agradeceu aos membros da banca e reuniu-se com amigos e familiares para celebrar a conquista.

-- Reconhecimento --

Email do Professor Dr. Augusto Deodato Guerreiro parabenizando a Dolores

-- Comemoração --

Amigos e familiares brindando em um restaurante a conquista de Dolores

"Sou feito de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou. Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior... Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade... que me tornam mais pessoa, mais humano, mais completo. E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também. E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados... haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma. Portanto, obrigado a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias. E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de 'nós'."

Texto de Cora Coralina.

Cartinha Envie carta para Antonio Borges e Dolores Tomé