MANUAL DO SISTEMA OPERACIONAL DOSVOX 1) INTRODUÇÃO O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, o uso de computadores por deficientes visuais. Este manual pretende ser um relato simples e direto sobre o uso do DOSVOX, visando sempre não só ensinar como se realizam os procedimentos, mas também relatar a importância de seu uso no contexto computacional. O programa é composto de: .Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário; .Sistema de síntese de fala para língua portuguesa; .Editor, leitor e impressor/formatador de textos; .Impressor/formatador para braille; .Programas de uso geral para cegos: caderno de telefones, agenda, calculadora, preenchedor de cheques, etc; .Jogos diversos; .Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida; .Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual; .Programas para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Telnet, FTP e acesso a WWW; .Leitor de telas/janelas para DOS e Windows. Ele se destina a duas faixas distintas de usuários: Primeira faixa: aqueles que participaram do curso de treinamento do DOSVOX e vão utilizar este manual para eventuais consultas, esclarecimentos de possíveis dúvidas ou queiram obter informações mais específicas sobre o sistema; Segunda faixa: aqueles que nunca tiveram conhecimento do sistema e nem participaram do curso, utilizarão este manual como guia para operar o sistema. Recomendamos primeiramente que escutem as fitas cassete que acompanham o sistema para que possam entender melhor as informações aqui contidas. 2) HISTóRICO DO SISTEMA O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a supervisão do analista José Antonio dos Santos Borges, da Divisão de Assistência ao Usuário. Da equipe de desenvolvimento participam também programadores deficientes visuais, que fazem uso do sistema, sem necessitar de ajuda de pessoas que enxergam. O sistema DOSVOX tem um grande impacto social pelo benefício que ele traz aos deficientes visuais, abrindo novas perspectivas de trabalho e de comunicação. O DOSVOX hoje conta com mais de 2.000 usuários em todo o Brasil. 3) INICIANDO O SISTEMA OPERACIONAL DOSVOX O DOSVOX pode ser chamado através do seguinte procedimento: Aperte as teclas CONTROL ALT D simultaneamente e você escutará a seguinte pergunta: " DOSVOX - O que você deseja? " A pergunta " DOSVOX - O que você deseja? " será ouvida sempre que ele necessite que você entre com alguma informação. A partir deste momento você poderá comandar de forma interativa o computador. Na tela do computador aparecem informações sobre como adquirir ou obter ajuda sobre o DOSVOX. Estas informações estão no apêndice deste documento. Para saber as opções do DOSVOX, basta teclar F1. Será mostrado o seguinte: As opções dos DOSVOX são: T testar o teclado E editar texto L ler texto I imprimir A arquivos J jogos U utilitários falados R acesso a rede e internet M multimídia P executar um programa qualquer D verificar discos S subdiretórios Q informa a quem pertence este DOSVOX Observação: No DOSVOX, o que é mostrado na tela também é falado. Em alguns casos a fala é um pouco diferente, mais reduzida. 4) TESTE DE TECLADO O teste de teclado é de suma importância , principalmente para o usuário iniciante em microcomputadores. Se você já possui conhecimentos de datilografia será fácil adaptar-se ao teclado do micro. O objetivo principal do teste de teclado, é que o usuário poderá fazer um reconhecimento da posição da teclas alfanuméricas e teclas com funções especiais, tornando a aprendizagem dos demais aplicativos do sistema facilitada. Você poderá testar o teclado apertando a tecla T, em resposta à mensagem principal " DOSVOX - o que você deseja? ". Cada tecla que for apertada o sistema emitirá o som do nome dessa tecla. Assegure-se de ter localizado as seguintes teclas: ENTER BACK SPACE INS DEL PAGE UP PAGE DOWN HOME END F1 F2 F3 F4 F5 até F10 NUM LOCK CAPS LOCK DIREITA ESQUERDA ACIMA ABAIXO ESC Apertando-se a tecla ESC o teste terminará, e soará novamente a pergunta " DOSVOX - O que você deseja? ". 5) EDITOR DE TEXTOS O Objetivo aqui é possibilitar um contato imediato com o editor de textos criado para deficientes visuais. Para a versão Mini do DOSVOX feita para iniciantes chamada MINIVOX o editor chama-se MINIED. O nome do arquivo do manual detalhado sobre a utilização deste mini editor chama-me MINIED.TXT. Consulte-o quando achar necessário. Para o versão chamada DOSVOX o editor chama-se EDIVOX O nome do arquivo do manual detalhado para esclarecimentos quanto a utilização do editor é EDIVOX.TXT. Consulte-o quando achar necessário. 6) ARQUIVOS Todas as informações armazenadas em um computador são guardadas em arquivos, que podem, "a grosso modo", ser imaginados como cadernos com informações, guardados em discos flexíveis (disquetes) ou discos rígidos. Para trabalhar com arquivos basta digitar a opção A após a pergunta "DOSVOX - o que você deseja? ". A máquina informará: Número de arquivos neste diretório: xx Arquivos: use as setas para selecionar. Depois tecle sua opção. Para saber as principais opções de arquivos tecle F1. E - editar o arquivo I - imprimir L - leitor vox A - apagar X - executar o arquivo D - dados sobre o arquivo P - proteger ou desproteger N - trocar o nome C - para tirar uma cópia dele G - selecionar grupos de arquivos 6.1) Editar Arquivo: Nesta opção você pode editar diretamente um arquivo selecionado através das setas, sem precisar sair da opção de arquivos e entrar no Minied. Uma vez terminada a edição, o usuário ainda estará dentro da opção de arquivos, viabilizando desta forma uma operação rápida de edição sobre vários arquivos. 6.2) Imprimir Arquivo: Para imprimir o arquivo basta digitar I logo após o sistema falar o nome dele. Soará a mensagem: " Deseja impressão Comum ou em Braille? " Se optar pela Comum tecle C ou B para Braille. Impressão Comum: Soará a mensagem: Programa de Impressão Formatada v. 2.1 Opções: O - Original F - Formatado G - Gráfico O programa perguntará: "Qual o nome do arquivo de impressão: " Digite um dos seguintes nomes: PRN - para usar o conector traseiro padrão do DOS LPT1 - para usar o conector traseiro para impressora #1 LPT2 - para usar o conector traseiro para impressora #2 LPT3 - para usar o conector traseiro para impressora #3 COM1 - para impressora serial #1 COM2 - para impressora serial #2 para direcionar a saída de impressora para um arquivo no disco Apertando-se Enter simplesmente sem teclar esta última informação, o DOSVOX assumirá o valor PRN. A impressão pode ser em Braille ou comum (em tinta), dependendo do tipo de impressora que está conectada ao seu computador. Tecle C ou B para informar se a impressora é Comum ou Braille. O programa perguntará: " Deseja configuração padrão (s/n)? " Caso a resposta seja "s" (sim), o programa pegará a configuração de um arquivo chamado " \dosvox\printer.amb " que pode ser modificado caso o usuário deseje. Antes de iniciar a impressão, é necessário certificar-se de que a impressora está conectada ao computador e ligada, e se a impressora está abastecida com papel. 6.3) Leitura de Arquivo: Um texto qualquer pode ser lido diretamente pelo leitor vox. O leitor é um programa automático, que sai lendo diretamente o texto. Ele entende diretamente os códigos ANSI (padrão internacional) ou IBM (usado no MS-DOS, pelo editor EDIT). Para parar a leitura pode-se apertar Enter. Para reiniciar a leitura, de novo Enter. Pode-se caminhar no texto com as setas. A leitura é terminada teclando-se Esc. A tecla F1 fornece mais detalhes sobre as opções. 6.4) Apagar Arquivo: Se um arquivo não é mais necessário, pode-se apagá-lo através desta opção. Apagar (também chamado de deletar) um arquivo pode parecer uma atitude drástica, especialmente quando se leva em conta todo o tempo investido para criá-lo. Existem, entretanto, boas razões para se fazer isto. A primeira delas, muitas vezes imperiosa, é a necessidade de se obter mais espaço em disco. Outra é que, com o tempo, muitos arquivos passam a conter informações defasadas, e outros contém apenas versões antigas de programas ou cópias de segurança de outros arquivos. Eliminando essas relíquias, você terá mais espaço para trabalhar com novos arquivos e programas e manterá seu computador sempre organizado, realizando assim uma importante rotina de manutenção de seus dados. p - proteger ou desproteger n - trocar o nome c - para tirar uma cópia dele g - selecionar grupos de arquivos 6.5) Dados sobre o Arquivo: Nesta opção é possível saber o tamanho em bytes (ou seja o número de letras) do arquivo, sua data e hora de criação. A importância desta função está no fato de sabermos mais detalhes de nossos arquivos tais como: . saber se determinado arquivo pode ou não ser copiado para outro disco dependendo de seu tamanho e espaço disponível no disco onde se quer copiar arquivos . distinguir cópias antigas de determinados arquivos que já estão obsoletas. 6.6) Proteger ou Desproteger arquivo: Para proteger seus arquivos contra gravação, ou evitar que seja apagado por acidente, basta digitar P uma vez. Para desproteger basta digitar P novamente no mesmo arquivo. 6.7) Trocar Nome do arquivo: Esta opção pede que você digite o novo nome para um arquivo. Depois de teclar, aperte Enter. 6.8) Cópia do arquivo: Esta é uma das operações mais usadas e consiste em criar um arquivo novo, duplicata de um outro já existente. Os tipos de cópia que o DOSVOX realiza podem ser de três maneiras diferentes: 1. Copiar o arquivo em outro disco ou subdiretório: Na opção D você copia o último arquivo selecionado para um outro disco ou diretório. Para copiar para outro disco, informe a letra desta unidade, seguido pelo caractere dois pontos. Por exemplo: A: B: 2. Copiar todos os arquivos deste diretório para outro: Na opção T, todos os arquivos do diretório de trabalho corrente (o espaço do disco em que você está trabalhando), serão copiados para outro disco ou diretório. Esta opção, portanto, fornece uma alternativa mais fácil e rápida de copiar diversos arquivos de uma só vez. 3. Criar réplica deste arquivo: A opção R cria uma cópia de segurança do arquivo selecionado. O nome do arquivo réplica é perguntado, e pode ser o nome simples de arquivo (8 letras) ou opcionalmente o nome completo no formato do DOS, por exemplo: C:\DOSVOX\TEXTOS\COPIA.TXT Especificação de Grupos de Arquivo: Normalmente o comando de arquivos mostra todos os arquivos de um diretório. Podemos ver apenas alguns arquivos, selecionando-se uma máscara de visualização. Nesta máscara podemos usar os seguintes caracteres: letras, o ponto de interrogação e o asterisco. O ponto de interrogação aceita qualquer letra naquela posição. O asterisco aceita qualquer letras após aquela posição. Obs.: Repare que o nome de arquivo em DOS possui duas partes: 8 letras, um ponto opcional e mais 3 letras opcionais, conhecidas como extensão do arquivo. Suponhamos que existam os seguintes arquivos no diretório atual: arq1 arq2.dat teste texto taxas A opção " arq* " selecionaria o arquivo " arq1 ". A opção " arq*.* " selecionaria os arquivos " arq1 " e " arq2.dat ". A opção " t?x* " selecionaria " texto " e " taxas ". A opção " *.* " selecionaria todos os arquivos. 6.9) Saindo da opção Arquivos: Para sair da opção de arquivos ou de qualquer uma de suas sub-opções basta digitar a tecla Esc. 7) DISCOS/DISQUETES Os disquetes são dispositivos onde as informações são gravadas por processos eletromagnéticos. Um disquete pode variar de tamanho assumindo a forma 3 1/2 polegadas, com capacidade para 1400000 letras ou 5 1/4 com capacidade de 1200000 letras. As unidades físicas onde são inseridos os disquetes são chamadas de A: ou B: Existe um "disquete não removível" dentro do computador, geralmente denominado C: Este disco recebe o nome de Winchester ou disco rígido. O disco rígido é um dispositivo magnético usado para o armazenamento de grandes volumes de informações. Tanto a capacidade de armazenamento quanto a velocidade de acesso são bem maiores no disco rígido que nos discos flexíveis (disquetes). Os discos rígidos são fixos no computador, portanto mais seguros, enquanto os disquetes são dispositivos de menor capacidade, mas são práticos para guardar um pequeno volume de informações. Um disquete é capaz de armazenar aproximadamente 200 páginas datilografadas de informações, e podem ser facilmente transportados. Um winchester, por sua vez pode conter facilmente 100000 paginas datilografadas. É importante ressaltar alguns cuidados especiais para o manuseio dos discos: 1. Segure o disco pela etiqueta de papel; 2. Ao retirar o disco do drive, coloque-o imediatamente na capa de proteção. 3. Guarde os discos em uma caixa apropriada, de preferência em pé, longe da umidade e poeira. 4. Mantenha os discos longe do calor excessivo, que poderá empená-los ou danificar sua superfície magnética. 5. Os campos magnéticos podem apagar informações e inutilizar os seus discos Tome cuidado especial com telefones, alto-falantes, televisores, som etc. 6. Preencha as etiquetas a tinta ou em braille antes de colocá-las nos iscos. O disquete pode ser danificado se você escrever sobre ele. Os disquetes poderão estar protegidos contra gravação e contra vírus de duas maneiras diferentes:. 1. Os disquetes de 5 1/4 possuem uma pequena etiqueta, chamada de selo que cobre um entalhe no lado direito do disco. Tanto a etiqueta quanto o selo vem na caixa junto com os disquetes. Caso o selo seja removido, será então possível copiar informações para o disco. 2. Os disquetes de 3 1/2 possuem cobertura plástica rígidas e protetoras, que protegem muito mais o disco. Estes também possuem um entalhe que pode ser coberto empurrando um pequeno pino localizado na parte inferior direita do disquete. 7.1) Inserindo e removendo disquetes: A etiqueta deve estar para cima e para fora. Empurre-o o disco suavemente até escutar um CLICK. Se for um disquete de 5 1/4 acione uma pequena alavanca para fechar a porta da unidade. Para remover o disco, acione o botão ou abra a alavanca e o disquete será automaticamente ejetado. Não remova o disquete quando a máquina estiver fazendo alguma cópia dele ou salvando um arquivo nele: você poderá danificar os dados gravados no disquete. 7.2) Manipulando discos e disquetes: Ao teclar D após a mensagem principal, você estará utilizando um aplicativo do DOSVOX que trata da seleção e manipulação das unidades de discos. Para saber as opções da unidade de discos e diretórios basta teclar [F1], após a mensagem: Discos - O que você deseja ? As opções de manuseio de disco são: d - escolher disco para trabalho e - verificar o espaço do disco de trabalho f - formatar um disquete i - informar diretório de trabalho t - selecionar diretório de trabalho 7.2.1) Escolher disco para trabalho: As unidades de discos, são os dispositivos no qual os discos são colocados para a leitura e gravação de informações. Em geral a unidade A é a unidade de disquete principal, B a unidade opcional secundária e C o disco rígido interno do computador. O sistema lhe informará a unidade em que se está trabalhando e lhe perguntará qual o novo disco de trabalho. Basta informar a letra e o sistema trocará para a unidade desejada. 7.2.2) Verificar o espaço do disco de trabalho: O sistema lhe informará o tamanho total do disco e o espaço livre para novos usos. Esse espaço é medido em K, que vale aproximadamente 1000 (na verdade, 1024). 7.2.3) Formatar um disquete: Hoje em dia, praticamente todos os disquetes vem preparados para uso imediato (isso se conhece como disco pré-formatado). Entretanto se você comprar disquetes muito baratos eles necessitarão ser pré-gravados com marcas especiais para operação no PC. Essa operação é conhecida como "formatar o disquete". O sistema perguntará a unidade e se você deseja utilizar densidade alta (em discos normais, comprados em boas lojas, responda que sim). Insira o disquete novo na unidade a formatar, e aperte [Enter]. Nota: a formatação pode ser usada também para apagar completamente um disquete que contenha dados confidenciais, ou algum que tenha sido inadvertidamente desgravado por um campo magnético forte. Entretanto evite formatar desnecessariamente um disquete, pois a formatação original de fábrica é em geral mais confiável. 7.2.4) Diretório de trabalho: Um diretório é uma coletânea de arquivos, que ficam agrupados dentro de um "armário fictício" dentro do disco. O DOSVOX possui um "diretório padrão" que vem pré-gravado com diversos textos. Entretanto para que você possa trabalhar de forma organizada deve criar seus próprios diretórios, para poder separar os tipos de informações (por exemplo: pessoais, de trabalho, de piadas, etc). Os diretórios são identificados por 8 letras, precedidas pelo caractere "\". Assim, alguns diretório válidos seriam: \textos \contas96 Um diretório pode conter outros "subdiretórios", possibilitando uma organização mais sofisticada das informações. Por exemplo: \textos\bons \textos\ruins \contas96\pagas \contas96\apagar Existem dois diretórios importantes dentro do DOSVOX, do ponto de vista do usuário: \dosvox\textos que é o diretório padrão de trabalho \dosvox\manual o diretório que contém os manuais do sistema Selecionar um diretório de trabalho é importante pois assim pode-se organizar melhor o ambiente de trabalho. Por exemplo se estamos trabalhando com textos é importante estar localizado em um diretório que trate somente de textos. 7.2.5) Operações com Diretórios: As operações mais sofisticadas com diretórios, como criar, folhear, apagar, etc, são realizadas com a opção de subdiretórios e não com a opção de discos. Por praticidade, entretanto, na opção disco existem duas funções de operação menos sofisticada para manuseio de diretórios. . informar diretório - diz o nome do diretório de trabalho atual. . selecionar diretório - pergunta o nome do diretório desejado e, caso ele exista, o seleciona. 8) SUBDIRETÓRIOS: Selecionando-se a opção [S], o selecionador de diretórios se inicia. Você usa as setas para verificar os subdiretórios do diretório atual, e depois pode teclar: C - Criar novo subdiretório; A - Apagar o subdiretório falado; T - selecioná-lo como diretório de Trabalho; I - obter dados sobre o diretório atual; S - Sair do diretório de trabalho; Teclando [Esc] você retorna ao DOSVOX; 8.1) Criar Diretório: Como foi dito anteriormente é importante criar diretórios para organizar, os trabalhos realizados no computador selecionando-os por assunto. Ao se criar um diretório é fundamental escolher um nome significativo, facilitando a classificação dos arquivos em seus diretórios correspondentes. Informa-se o nome do diretório de duas formas: a) Teclando-se um nome de até 8 letras. Neste caso o diretório será criado como um subdiretório do atual. b) informando o nome completo do diretório, com o caractere [\] (raiz) antes do nome, por exemplo: \cartas ou \dosvox\cartas. 8.2) Apagar Diretório: Esta opção pede a confirmação do apagamento e depois remove o subdiretório. Importante: o diretório a apagar deve estar completamente vazio antes de ser apagado, senão o DOSVOX não o apaga. 9) JOGOS O sistema DOSVOX traz alguns jogos que visam não só diverir como também Facilitar a aprendizagem. Os jogos do Dosvox tem como objetivos o entretenimento e o aperfeiçoamento do usuário com o uso do teclado e do sistema de um modo geral. Relação dos Jogos: F - jogo da forca M - jogo da memória I - jogo de mistura de sons N - Nimvox o Jogo dos palitinhos S - Jogo da Senha Q - questionário automático 3 - Jogo 3 x 3 P - paciência V - Dados sobre sua vida C - cata palavras O - oráculo chinês (I-Ching) L - Letravox U - Jogo de sueca 9.1) Jogo da Forca - FORCAVOX Ao entrar no jogo da forca, o computador irá selecionar aleatoriamente uma palavra de seu banco. Para saber quantos caracteres a palavra selecionada tem basta prestar atenção no número de bips que o computador fará. Para jogar simplesmente digite uma letra. Se acertar o computador irá inserir a letra na palavra. Caso a letra não esteja contida na palavra, o computador irá começar a enforcá-lo. Para ler a situação atual basta apertar a barra de espaço. 9.2) Jogo da Memória - MEMOVOX No jogo da memória existem vários níveis de dificuldade: de 1 a 9 . Comece do primeiro nível e a medida que for aperfeiçoando seu conhecimento do teclado avance para outros níveis mais avançados. No Memovox o computador irá dizer uma determinada sequência de caracteres, começando com um e aumentando gradativamente. Você deverá ser capaz não só de lembrar a sequência dada pelo computador, mas também de localizar as teclas e digitar a mesma sequência. Se acertar o computador irá aumentar mais um caracter. No final então, se acertar todas as sequências dadas pelo computador, será um vitorioso, experimente! 9.3) Jogo de Mistura de Sons - MISTUVOX O jogo apresenta um som partido e misturado. O objetivo do jogo é encontrar a ordem do som original, representada por números de 1 a 9. Você poderá escolher o seu nível de dificuldade de 3 a 9. Quanto maior o nível mair a dificuldade. Boa Sorte! 9.4) Jogo dos Palitinhos - NIMVOX O NIM é um jogo de origem chinesa, onde duas pessoas jogam de cada vez. No jogo original, existem cinco linhas cada uma contendo um número específico de palitinhos que o computador irá lhe dizer. No Nimvox você escolhe quantas linhas e quantos palitinhos quer colocar no máximo por linha. Em cada jogada você deverá escolher a linha e o número de palitinhos que deseja retirar desta linha. Quem ficar para retirar o último palitinho perde. 9.5) Jogo da Senha - SENHAVOX Neste jogo você deverá ser capaz de adivinhar a senha gerada pelo computador. Esta senha é composta de quatro números de 0 a 5 não repetidos. O computador irá dando algumas dicas de como você está se saindo. Você poderá fazer 10 tentativas no máximo. CLEC - você digitou algum número que não faz parte da senha; POIN - você digitou algum número certo mas está em lugar errado; PLIM - você digitou algum número certo no lugar certo. 9.6) Jogo 3 x 3 - (3X3VOX) O jogo usa um tabuleiro de 9 casas dispostas em 3 linhas e 3 colunas, e 8 peças numeradas de 1 a 8. Usa-se o cursor para mover a peça numerada para cima, baixo, esquerda ou direita para cobrir o buraco. Obviamente, o buraco vai ficar no lugar de onde a peça saiu. O objetivo do jogo é deixar as peças todas em ordem e a última com o buraco. Por questões de rítmo a máquina fala traço e não buraco. Aperte Enter para ver seu tempo. 9.7) Paciência - PACIENCIAVOX O jogo usa cartas de baralho dispostas inicialmente em 7 colunas. A primeira com uma carta, a segunda com duas cartas e assim sucessivamente até a sétima coluna com sete cartas. Além dessas colunas temos também uma área para serem colocadas as pilhas dos quatro naipes, que serão arrumados posteriormente por naipe e em ordem crescente, e finalmente o restante do baralho com as cartas que serão tiradas de três em três. O objetivo do jogo é transferir todas as cartas das colunas e do restante do baralho para as pilhas de naipes, completando-se assim os quatro naipes (do Ás ao Rei). As cartas das sete colunas serão transferidas de coluna para coluna e de coluna para pilha de naipes de acordo com alguns critérios. De coluna para coluna: A cartas serão dispostas em ordem decrescente, com naipes diferentes. Como os naipes Copas e Ouros são vermelhos e Espadas e Paus são pretos, as cartas precisam ser intercaladas uma preta e uma vermelha. Ex.: Se numa coluna tiver um 7 de ouros e na outra coluna um 6 de paus, podemos transferir o 6 de paus para a coluna onde está o 7 de ouros. O 6 de paus entrará imediatamente abaixo do 7 de ouros. De coluna para pilha de naipes: As cartas deverão ser arrumadas nas pilhas em ordem crescente (da carta menor Ás para a maior Rei) e do mesmo naipe. Para saber os comandos de movimentação das cartas aperte a tecla F1. Os comandos são: Comandos de coluna: Dir e Esq - vai para próxima coluna Cima e Baixo - escolhem a parte desejada desta coluna Enter - move cartas selecionadas para outra coluna Del - move da coluna atual para a pilha de naipes Page Up - lê toda coluna Home - informa cartas selecionadas Comandos de baralho: Tab - dá cartas Espaço - move do baralho para a coluna atual End - relê as três últimas cartas tiradas Comandos da Pilha: Page down - lê as pilhas dos 4 naipes Backspace - move do baralho uma pilha de naipes Ins - move de uma pilha de naipes para a coluna atual Outros comandos F1 - ajuda F8 - mostra o tempo de jogo Esc - cancela o jogo 9.8) Dados sobre sua vida - Vidavox O jogo Vidavox mostrará algumas informações sobre você. Basta digitar dia, mês e ano de nascimento e você saberá. 9.9) Cata palavras - CATAVOX O objetivo do jogo é localizar uma série de palavras dadas num tabuleiro que contém uma "Sopa de Letras". As palavras estão imersas nesta sopa. No nível um de dificuldade, as letras estão apenas na horizontal, mas nos níveis mais altos de dificultade podem estar dispostas em outras direções, inclusive diagonal e de trás para diante. Para se caminhar nesta sopa, usam-se as setas, e também as teclas Home, End para movimentos de 45 graus para a esquerda, e Page Up e Page Down para 45 graus a direita. Pode-se opcionalmente usar o teclado numérico, em que a disposição das teclas é intuitiva inclusive para os movimentos diagonais. Para marcar uma palavra localizada, deve-se estar no início desta e teclar Enter. O programa perguntará a direção da palavra, o que deve ser indicado com as mesmas teclas de movimento. Tecle espaço para saber o tempo, e quantas palavras faltam. Tecle F1 para saber as palavras buscadas. 9.10) Oráculo Chinês (I-Ching)- ICHINVOX O nome do arquivo do manual detalhando a utilização do I-Ching simplificado é ICHINVOX.TXT. 9.11) Jogo de Sueca - SUECAVOX O nome do arquivo do manual deste jogo é SUECAVOX.TXT. 10) UTILITÁRIOS FALADOS O sistema DOSVOX traz alguns aplicativos para facilitar a organização pessoal do seu dia a dia. Esses programas são acionados teclando-se a opção U seguido de uma letra que representa a abreviatura do programa. Relacionamos a seguir os aplicativos: I - manual de instruções C - calculadora vocal T - caderno de telefones A - agenda de compromissos (AGENVOX) X - emissor de cheques (CHEQVOX) D - gerador de documentos padronizados F - preenchedor de formulários R - relógio cronômetro E - editor simplificado (MINIED) B - preprocessador de braille matemático W - utilitário de acesso a Word 7.0 O - utilitário de acesso ao recognita 10.1) Calculadora Vocal - CALCUVOX A calculadora vocal executa as quatro operações matemáticas básicas, mais raiz quadrada e porcentagem. Ela possui 10 memórias onde podem ser armazenados valores que podem também ser lidos ou gravados em um arquivo editável pelo EDIVOX. A calculadora não opera com precedência de operadores, ou seja, as contas são realizadas na mesma ordem em que são digitadas. Ela trabalha com precisão auto-ajustável (ponto flutuante) estimada em 8 a 9 dígitos. Para uma operação simples, siga o seguinte roteiro: 1. Digite o número desejado 2. Digite o símbolo correspondente a operação desejada: + para somar - para subtrair * para multiplicar / para dividir 3. Digite outro número 4. Se desejar operar com mais números repita os passos anteriores. 5. Para saber o resultado digite o sinal de igual ou Enter. 6. para desligar a calculadora tecle Esc. 10.2) Caderno de Telefones - TELEVOX O Caderno de Telefones permite que sejam armazenados um grande número de telefones e endereços de maneira organizada e de fácil manuseio. Aprenda mais sobre ele consultando o arquivo TELEVOX.TXT. 10.3) AGENVOX A agenda de compromissos AGENVOX tem diversas funções que organiza de maneira eficiente seus compromissos. A agenda mantém essencialmente as seguintes informações: dia, mês e ano, hora e minutos dos compromissos. Os compromissos são agrupados por dia. Um compromisso é armazenado como uma linha de 80 letras. Um compromisso pode ser marcado como especial. Neste caso, quando ele for falado, haverá um aviso de que ele é especial. 1) Controles Os controles da agenda são: D selecionar dia H selecionar hora I incluir um compromisso E editar compromissos existentes P procurar um compromisso R remover um compromisso * por uma marca especial num compromisso F terminar a agenda 2) Operação Básica A operação é intuitiva: selecionar dia e hora, depois inserir ou ler o compromisso. Para procurar um compromisso basta teclar parte do conteúdo de seu texto. Neste caso, a máquina informará dia, hora e editará o compromisso. Para alterar o compromisso usa-se os seguintes controles: Backspace remove posição anterior ao cursor Del remove próximo caractere Control D apaga até o fim do campo Control Y apaga todo o campo F1 fala próxima palavra Control F1 fala todo o campo Setas para direita e esquerda movem cursor, soletrando Enter operação de um novo registro é terminada Esc cancela operação 10.4) CHEQVOX O emissor de cheques permite a impressão de cheques na impressora. O cheque pode conter no verso os dados pessoais que sao entrados no programa. O programa pergunta: c configura cheque d atualiza dados pessoais ENTER confirma Para o preenchimento de um cheque, deve-se simplesmente teclar ENTER. O programa perguntará o valor do cheque, o nome de para quem vai o cheque e a data a ser colocada nele. Pergunta se quer preencher o verso do cheque com alguma informação extra e neste caso, pede a informação a colocar. No caso de preenchimento do verso, os dados do emissor do cheque devem estar previamente cadastrados. Para isso, deve-se usar a opção "atualiza dados pessoais" pelo menos uma vez, entrando nome, telefone, etc., que serão interativamente perguntados. O programa vem pré-configurado para cheques do BANCO DO BRASIL. O arquivo CHEQVOX.AMB contem os detalhes fisicos do cheque (coluna e linha). Este arquivo pode ser editado manualmente com os detalhes de um banco especifico, ou atraves da função CONFIGURA CHEQUE do programa. Na verdade o programa já vem preparado para alguns bancos para facilitar a vida do usuarios, servindo essas configurações tambem como base para configuração de outros bancos. Obs.: E' importante notar, que uma pessoa cega terá muita dificuldade para configurar isso sozinha, pois é necessario medir exatamente as posições fisicas dos campos do cheque. O melhor é pedir ajuda a alguém que possa conferir se as posições configuradas produzem um cheque corretamente preenchido. 11) ACESSO A REDE E INTERNET As opções são: D Discavox T Telnet falado C Correio eletrônico L Preparador de cartas para listas de pessoas F FTP transferência de arquivos P Bate-papo sonoro pela Internet S Servidor de bate-papo pela Internet H Acesso a homepages U Conversores UUEncode e UUDecode W Gerador automático de homepages 11.1) DISCAVOX Essa programa foi criado para facilitar o acesso do deficiente visual às Comunicações que são realizadas através de uma interface de fax-modem. O manual de operação está disponível no arquivo DISCAVOX.DOC . 11.2) TELNET FALADO O manual de operação está disponível no arquivo TNETVOX.DOC. 11.3) CORREIO ELETRÔNICO - CARTAVOX O programa CARTAVOX é o Correio Eletrônico do Sistema DOSVOX. Ele permite que sejam enviadas e recebidas cartas eletrônicas através da Internet. O manual de operações detalhado sobre a utilização do CARTAVOX está disponível no arquivo chamado CARTAVOX.TXT. 11.4) FTP TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS - FTPVOX Este programa foi criado para facilitar a transferência de arquivos entre um Micro e um outro computador remoto. Maiores detalhes você pode encontrar no Manual de Operação disponível no arquivo FTPVOX.TXT. 11.5) BATE-PAPO SONORO PELA INTERNET -PAPOVOX Este programa permite que você se comunique com outra pessoa de forma."on- line", através de mensagens escritas ou sonoras. O manual detalhado sobre a operação do Papovox, está no arquivo PAPOVOX.TXT. 11.6) ACESSO A HOME PAGES - WEBVOX o WEBVOX permite acessar home pages na Internet. O manual de operação chama-se WEBVOX.TXT. 12) MULTIMÍDIA As opções são: V Controle do volume geral M Processador multimídia (audio midi CD) G Gravador de som X Mixer geral do Windows C Transcritor de trilha de CD R Conversor de formatos de sons J Juntador de arquivos Wav APÊNDICE - TELA DE ABERTURA DO SISTEMA DOSVOX Sistema Operacional DOSVOX - Versão 2.4 ALFA Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ Bom dia ! O Kit DOSVOX, só pode ser adquirido no Centro de Distribuição DOSVOX. Qualquer cópia obtida por outros meios será considerada ilegal. Para obter o kit: (021)238-1400 - Kátia Multimidia M.E. Direção técnica: (021)598-3117 - Prof. José Antonio Borges Internet : antonio2@nce.ufrj.br Duvidas técnicas: (021)598-3198 - CAEC - UFRJ Bernard Condorcet: bernard@nce.ufrj.br Geraldo Junior : geraldo@caec.nce.ufrj.br Marcelo Pimentel : marcelo@caec.nce.ufrj.br Renato Costa : rcosta@nce.ufrj.br WWW do Dosvox: http://www.nce.ufrj.br/aau/dosvox DOSVOX - O que você deseja ?