Projeto CAP Pessoas com Deficiência e Inclusão



Informações para uma Inclusão Verdadeira



Criação da página:

Fotografia e histórico/proposta:

Jefferson Maia
Sou Jefferson Maia Figueira, tenho limitação física (tetraplegia) causada por uma lesão na medula adquirida acidentalmente, e venho desde então buscando melhor qualidade de vida para mim e outros tantos portadores de deficiência na nossa sociedade. Trabalho diretamente no NCE/UFRJ junto ao projeto MOTRIX com o Profº Antonio Borges; na SBMA - Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado em parceria com Lucia Sodré; e na SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com Valdenio Borges (esporte e lazer adaptado p/ PPDs). Estudo Pedagogia na Universidade Gama Filho UGF , com o intuito de aprimorar meus conhecimentos nos trabalhos e projetos que desenvolvemos.
Com experiências obtidas em algumas ONGs voltadas para pessoas com deficiência (CVI-Rio, AADEF, Sadef etc), e também alguns trabalhos com outras entidades, com as quais ainda mantenho contato informal, venho construindo um tipo de 'acervo' o qual considero importante para informação e participação integral na sociedade de pessoas com qualquer tipo de limitação.
Foi então, embasado no conhecimento resultante dessas e outras atividades, que decidi criar esta página com objetivo de trocar experiências e passar informações à pessoas que como eu, tenham algum tipo de limitação.



Paradigma das Deficiências

Devemos lembrar que as imagens estereotipadas tradicionais a respeito da pessoa com deficiência têm sido uma grande e confusa barreira na compreensão das questões da “deficiência” por parte do grande público em geral.

CONCEITOS:

antigos e errados


RE-CONCEITUANDO:

O poder do portador de deficiência se origina da consciência de seus direitos, da capacidade de realizar, de formas diferentes, as mesmas coisas que qualquer um pode fazer, quando possui informações que lhe permitam decidir por ele mesmo.

nova visão


Educação

É na formação educacional das pessoas que o conceito de inclusão pode desenvolver seu potencial numa maneira plena. Infelizmente ainda carecemos de muitos ajustes nesse plano, o que torna o assunto ainda utópico; mas não impossível. Direitos ao ensino regular são garantidos a todos os educandos pela constituição. Se a escola é para todos, deve avaliar seus pormenores, projetos e até mesmo a pedagogia a sua real eficácia na prática.



Social

Fala-se hoje em inclusão de PPDs onde antes a referência era apenas de inserção. Inclusão é algo a mais do que simplesmente inserir. Inclusão é participação integrada, ou seja; para pensarmos em inclusão devemos também pensar seriamente na, integração.

Animação da Integração


Desportiva


Profissional


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