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Pessoas com Deficiência e Inclusão
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Informações para uma Inclusão Verdadeira
Criação da página:
Fotografia e histórico/proposta:
Sou Jefferson Maia Figueira, tenho limitação física (tetraplegia) causada por uma lesão na medula adquirida acidentalmente, e venho desde então buscando
melhor qualidade de vida para mim e outros tantos portadores de deficiência na
nossa sociedade. Trabalho diretamente no NCE/UFRJ junto ao projeto
MOTRIX
com o Profº Antonio Borges; na
SBMA
- Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado em parceria com Lucia Sodré; e na
SMEL
- Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com Valdenio Borges (esporte e lazer
adaptado p/ PPDs). Estudo Pedagogia na Universidade Gama Filho
UGF
, com o intuito de aprimorar meus conhecimentos nos trabalhos e projetos que
desenvolvemos.
Com experiências obtidas em algumas ONGs voltadas para pessoas com deficiência (CVI-Rio, AADEF, Sadef etc), e também alguns trabalhos com
outras entidades, com as quais ainda mantenho contato informal, venho
construindo um tipo de 'acervo' o qual considero importante para informação e
participação integral na sociedade de pessoas com qualquer tipo de limitação.
Foi então, embasado no conhecimento resultante dessas e outras atividades, que decidi criar esta página com objetivo de trocar experiências e passar
informações à pessoas que como eu, tenham algum tipo de limitação.
Paradigma das Deficiências
Devemos lembrar que as imagens estereotipadas tradicionais a respeito da
pessoa com deficiência têm sido
uma grande e confusa barreira na compreensão das questões da “deficiência” por parte do grande público em
geral.
CONCEITOS:
RE-CONCEITUANDO:
O poder do portador de deficiência se origina da consciência de seus direitos, da
capacidade de realizar, de formas diferentes, as mesmas coisas que qualquer
um pode fazer, quando possui informações que lhe permitam decidir por ele
mesmo.
Educação
É na formação educacional das pessoas que o conceito de
inclusão
pode desenvolver seu potencial numa maneira plena. Infelizmente ainda
carecemos de muitos ajustes nesse plano, o que torna o assunto ainda utópico;
mas não impossível.
Direitos ao ensino regular são garantidos a todos os educandos pela
constituição. Se a escola é para todos, deve avaliar seus pormenores, projetos e
até mesmo a pedagogia a sua real eficácia na prática.
Social
Fala-se hoje em
inclusão de PPDs
onde antes a referência era apenas de
inserção.
Inclusão é algo a mais do que simplesmente inserir. Inclusão é participação
integrada, ou seja; para pensarmos em inclusão devemos também pensar
seriamente na,
integração.
Desportiva
Profissional
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