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Por que algumas pessoas s„o deficientes quando desempenham pap‚is de lideran‡a, enquanto outras parecem florescer naturalmente como l¡deres?

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HABILIDADES GERENCIAIS

Por que algumas pessoas s„o deficientes quando desempenham pap‚is de lideran‡a, enquanto outras parecem florescer naturalmente como l¡deres? A lideran‡a eficiente requer uma mistura de vis„o, comunica‡„o interpessoal sens¡vel e oportuna, e uma compreens„o clara dos desafios a serem superados. Isto ‚ alcan‡ado atrav‚s do encorajamento e cuidado para com os seguidores.

Grandes l¡deres tˆm se distinguido em todas as esferas da vida humana - pol¡tica, religiosa, militar e industrial. Mas em nenhuma delas a lideran‡a foi t„o exaltada ou delineada, quanto na vida e obra de Jesus Cristo. Ele morreu antes de atingir os 40 anos de idade. Nunca viajou mais que 160 km de distƒncia do local de Seu nascimento. Sua atividade p£blica durou menos de quatro anos. Ele deixou um punhado de seguidores e lhes disse que mudassem o mundo. E eles assim o fizeram. Ap¢s vinte s‚culos, o mundo ainda ‚ transformado por aquilo que fizeram. Como Jesus conseguiu isso? No livro, "Li‡”es de Jesus Sobre Lideran‡a", Bob Briner e Ray Pritchard apontam as seguintes caracter¡sticas de lideran‡a de Jesus: 1.. TER UM PLANO. ‚ impressionante qu„o poucas organiza‡”es e indiv¡duos tˆm metas para curto, m‚dio e longo prazo. Jesus sabia para onde estava indo e nada iria imped¡-lo. "... Mesmo sofrendo, decidi firmemente fazer a Sua vontade ..." (Isa¡as 50:7). Sem um plano, n„o h  um lugar para onde vocˆ possa ir, nem nada em que possa colocar suas energias. Sem um plano, a £nica coisa a fazer ‚ reagir …s circunstƒncias. Um plano faz de n¢s um agente, ao inv‚s de um reagente. 2.. ESTAR PREPARADO. Jesus Se preparou durante 30 anos. N¢s n„o dispomos de tanto tempo. Mas para alcan‡ar a eficiˆncia m xima, precisamos nos comprometer com prepara‡„o. Raramente me sent¡ super-preparado; com freqˆncia me sent¡ pouco preparado e os resultados confirmaram isso. Jesus tinha um fundamento s¢lido para Suas a‡”es. Muitas das hist¢rias que Ele ensinou, falavam sobre o estar preparado. Como, por exemplo, aquela sobre os servos que n„o desempenharam as tarefas que lhes foram atribu¡das, e assim, n„o estavam preparados para encontrar-se com o seu senhor, quando este retornasse. Seja lan‡ando os fundamentos para uma carreira, um produto ou uma conferˆncia, saiba que n„o existe nada que substitua a prepara‡„o. 3.. ESCOLHER SEUS COMPANHEIROS. Um dos grandes erros que se comete nos neg¢cios ‚ selecionar um l¡der e lhe dar uma equipe que n„o foi escolhida por ele. N„o importa o qu„o boa seja essa equipe, se ela n„o foi escolhida pelo l¡der, e por sua vez tamb‚m n„o o escolheu, o fracasso se torna uma forte probabilidade. Se deseja que um gerente seja bem sucedido, dˆ-lhe as ferramentas corretas. E as ferramentas mais importantes para um administrador s„o as pessoas que trabalham para ele. Jesus escolheu Seus pr¢prios disc¡pulos. ‚ verdade, um dos doze O traiu, mas bem que eu gostaria de acertar na escolha de 11, entre cada 12 dos meus empregados! Mas se vocˆ buscar entender o plano de Jesus, vai ver que at‚ mesmo Judas, aquele que O traiu, fazia parte do Seu projeto global. Escolha a sua pr¢pria equipe cuidadosamente e dˆ um decisivo passo rumo ao sucesso. 4.. FAZER O QUE FOR PRECISO PARA PREENCHER UM POSTO-CHAVE. Mesmo depois de selecionar onze pessoas importantes, Jesus ainda tinha uma posi‡„o-chave para preencher. Jesus foi at‚ o fim, para conseguir o homem que queria. Saulo de Tarso estava na estrada para Damasco, quando Jesus literalmente o derrubou no ch„o, cegando-o com uma luz vinda dos C‚us. Ele Se apresentou e disse a Saulo -- que se tornou no grande ap¢stolo Paulo -- o que ele deveria fazer. Isto ‚ que ‚ um recrutamento realmente agressivo! E foi uma das mais bem sucedidas admiss”es de toda a hist¢ria: Paulo se tornou um recrutador executivo, um levantador de fundos organizacional, implantador de novas filiais e, mais importante, um fiel e prol¡fico disseminador da mensagem da organiza‡„o. Paulo foi a essˆncia do "homem-chave". Uma li‡„o que podemos aprender disso ‚ que quando tiver uma posi‡„o-chave a ser preenchida, e tiver identificado a pessoa certa, V  E CONTRATE-A. N„o deixe que tabelas salariais, protocolos ou tradi‡”es o detenham. N„o fique se perguntando: "Qual ‚ o m¡nimo que posso desembolsar para ter esta pessoa?" Ao contr rio, pergunte a si mesmo: "Qual ‚ o m ximo que posso oferecer a esta pessoa, para lhe mostrar o quanto a quero e preciso dela?" Outra li‡„o: N„o rejeite uma pessoa-chave, baseado no que seus atuais empregados possam pensar. Quando a Chrysler contratou Lee Iacocca, foi a melhor escolha para a companhia e para os executivos que foram preteridos para o cargo. Ele salvou a empresa e tornou cada funcion rio mais realizado. Terceira li‡„o: Adapte seus m‚todos de recrutamento ao perfil da pessoa que deseja atrair. Um mero "Siga-Me", foi tudo quanto bastou a Pedro. Ele era um simples pescador. J  o orgulhoso, instru¡do e rico Paulo, precisou ser nocauteado. Use o que for necess rio, de forma honesta, para preencher a posi‡„o, com a melhor pessoa. Finalmente: N„o subestime a competi‡„o, enquanto estiver em busca da melhor pessoa. Saulo era o principal competidor de Jesus. Quando a pessoa que vocˆ precisa vem de um concorrente, vocˆ fortalece a sua pr¢pria organiza‡„o e enfraquece a competi‡„o. ***


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