O Site Pessoal do Andrevox

O lançamento do Livro Véu Lilás

Conteúdo

Livro Véu Lilás

Apresentação

O livro Véu Lilás utiliza a poesia como veículo de transmissão das palavras escritas, versos e poemas românticos, dando um enfoque claro ao romance, destinando à ele a realida de viva dos amantes. Aqui, a afetividade se delineia astro principal na vida das pessoas, sem deixar de mencionar as realidades concretas em que essas pessoas estão submersas no cotidiano.

O sentir quando passa para o viver é na certa passos largos de emoção. Os poemas contidos nesse livro narram com extrema simplicidade, ousadia e suavidade cenas do amor Erótico, conjugal, seja as agradáveis: a paixão, o deleite, a explosão de sentimentos completando um ao outro; seja as desagradáveis: o desencontro, a desavença e sobretudo a perda do ser amado.

A História nos mostra que o tempo é o composto capaz de trazer para as pessoas a superação dos traumas advindo das desilusões no campo afetivo. somente ele pode nos ajudar a superar a perda de um grande amor encontrando um outro. O espaço íntimo do ser humano, é o eu que é unipessoal. E o que constitui o elo comum entre o conjunto da humanidade; é a busca do preenchimento desse eu.

A obra Véu Lilás joga na rua os poemas da Maria Virgínia Rodrigues de Vasconcelos que defendem a virtude da arte de sonhar e acreditar no vivenciar desses sonhos; é uma exaltação que fazemos à vida. Os acontecimentos do ontem influenciam destacadamente o hoje e o amanhã dependerá dos atos e fatos desse acontecer no presente.

A abordagem feita pelos poemas da amiga Virgínia nesse livro, além de enfocar o amor Erótico, aponta o amor em outras vertentes, tais como: O de filha. Expresso nas poesias. Poema a Margarida e pai, o de mãe destacado em Luz dedicado a Ramon, Raul e Rafael seus filhos e em Aborto. O de irmã refletido em Mano violão em memória a Chiqui nho e em poema para Luiz, seus irmãos, e até mesmo no de prima demonstrado em Fio que faz a teia, oferecido a Mônica.

Vivenciamos hoje uma situação caótica materialmente, onde as mazelas sociais de toda espécie e a desintegração psicológica e familiar com clara constatação de barbárie e sinais perigosos de destruição do habitat e até mesmo do ser humano. Mas nem mesmo esse conjunto de lastimáveis horrores conseguem impedir que homens e mulheres vivenciem a plenitude do amor e do prazer conjugais enfim o amor Eros. Esse tipo de realização, é que lhes estimula a continuar, e continuar vivendo neste mundo desumano. Espero que a luta pela vida possa triunfar e, a partir daí o acontecer de um mundo verdadeiramente Humano.

A primeira edição do livro Véu Lilás, foi feita de forma artesanal pelo selo Poeta Malfazejo. Coordenado pelo jornalista Haroldo Barbosa. A mesma foi lançada em novembro de 2003 Capa: Hyeronimus Foto da capa: Virgínia Rodrigues (este lançamento ocorreu durante o evento Emancipação ou Barbárie! Morte do Capitalismo, nos dias 25 e 26 na praça do Ferreira em Fortaleza Ceará. Esta segunda edição sai pela editora de livros alternativos Folha cultural Pataxó e Gambiarra Profana do Rio de Janeiro, que tem coordenação do poeta e educador Fabiano Soares da Silva E Sergio Salles oigelS.

André Luiz Gomes

Voltar ao menu